segunda-feira, 28 de março de 2011

Carne de Sereno

Carne de sereno (ou frescal) com pinhão assado
Carne-de-sol todo bom brasileiro já ouviu falar, mas é Carne de Sereno

Trata-se de mais uma daquelas receitas que encontramos pelo interior deste País (principalmente no Sul e Sudeste), preparadas com peças de carne bovina (alcatra, contrafilé, ponta de peito, lagarto ou picanha). Os contadores de causos acreditam que poder místico da noite é absorvido pela iguaria, tornando-a mais pura e nutritiva. 

Ficou imaginando como seria o preparo? Existe um método bem simples, basta passar uma boa quantidade de sal grosso por toda a carne (3% do peso do corte) e posteriormente, deixá-la  pendurada em um local aberto para pegar bastante sereno durante a noite (dentro da cidade só irá pegar poluição), sem esquecer de protegê-la das moscas. O processo fará com que a carne elimine líquido até o amanhecer.

Pela manhã, retire o excesso de sal da carne e corte-a em fatias para serem grelhadas, na churrasqueira ou mesmo na frigideira com um pouco de manteiga.

Em muitas cidadezinhas da Serra Catarinense a dita carne de sereno é conhecida como frescal, e pode ser inclusive preparada com carne de ovelha e embutidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!