sexta-feira, 8 de abril de 2011

Irlanda: Além do Fundo da Caneca

Rio Liffey em Dublin
Já dizia a crença popular que no fim do arco-íris um leprechaun guardaria um valioso pote de ouro. Quem sabe uma metáfora à preciosa gastronomia irlandesa, dona de um cardápio repleto de delícias, como o Brotchán Roy (Caldo Real), a Ballycotton Fish Pie (Torta de Peixe à Moda de Ballycotton), a Pan Boxty (Panqueca de Batatas à Moda Irlandesa), o Colcannon (Purê de Batatas Irlandês), o Irish Stew (Guisado Irlandês), o Irish Apple Cake (Bolo de Maçã Irlandês) e o famoso Irish Coffee (Café Irlandês). 

Os pubs, as cervejas e o whiskey são capítulos especiais do cotidiano irlandês, um triângulo perfeito no qual se destaca a cerveja Guinness (desde 1759) e o Baileys Irish Cream (tradicional licor irlandês criado na década de 70). O consumo do hidromel (bebida alcoólica fermentada à base de mel e água) e das carnes de caça, são fortes indícios da presença celta nos hábitos alimentares da terceira maior ilha da Europa. 

O interior de um autêntico pub irlandês
Na Irlanda do escritor e dramaturgo Oscar Wilde, a ostra é considerada uma importante iguaria, protagonista de inúmeros festivais anuais, tendo ao seu lado o salmão, frequentemente mencionado na literatura nativa e nos antigos contos heróicos. 

Dunguaire Castle, Kinvara, County Clare
A Irlanda apesar de pequena em território, é extremamente conhecida por seus ídolos musicais, como a banda U2 e a cantora Enya.

Dunguaire Castle, Kinvara, County Clare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!