Não é exagero em dizer que a música Sweet Child O’ Mine da banda norte-americana Guns N' Roses foi o divisor de águas do estilo hard rock praticado na década de 1980. O hit foi lançado no álbum "Appetite for Destruction" em 1987, atingindo meteoricamente o primeiro lugar na Billboard Hot 100 durante duas semanas no ano de estreia do disco.
O riff até hoje é motivo de desdém por infindáveis guitarristas profissionais, contudo, mesmo depreciado, derrubou a primeira posição da BBC no quesito de música mais executada por iniciantes na guitarra, a qual pertencia a “Stairway to Heaven” da banda Led Zeppelin.
O engraçado é que a música surgiu acidentalmente numa jam session, após uma brincadeira entre Slash (guitarrista), Steven Adler (baterista), Izzy Stradlin (guitarrista e backing vocals) e Duff McKagan's (baixista e backing vocals). A letra foi escrita por Axl Rose e a “doce criança” a qual se refere é Erin Everly, sua fonte inspiradora e namorada na época.
O vocalista Myles Kennedy (da banda Alter Bridge) mandou sua releitura de Sweet Child O' Mine no conceituado festival de Glastonbury (Inglaterra) em 26 de junho de 2010. Particularmente acredito que seu estilo de "vocal agudo" não se encaixou com a música, mas também não posso negar que fui doutrinado pela versão original com Axl Rose. Vários artistas regravaram este fabuloso hit, mas foi a excelente versão de Sheryl Crow gravada em 1999 que resultou em um Grammy Award de melhor desempenho vocal feminino de rock.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!