O Galo ao Vinho é um clássico da cozinha francesa que nasceu durante uma batalha entre os guerreiros de Vercingetórix, chefe dos gauleses, e o exercíto romano de Júlio César.
Os invasores como demonstra a história, eram superiores estrategicamente, acuando os derrotados num desfiladeiro de Puy-de-Dôme.
Para simbolizar sua rendição, o referido lider gaulês enviou um galo de briga ao imperador romano, que no fim, o convidou para jantar. O cardápio da noite: o dito galo cozido no vinho de Auvergne. Como acompanhamento sugiro fatias finas de bacon, assadas em forno (pré-aquecido a 120ºC) até ficarem crocantes. Batatas sautée ou um cremoso purê de batatas também são ótimas opções para acompanhar o prato. Quanto ao vinho, qualquer tinto proveniente da Borgonha casará muito bem com essa especialidade francesa, contudo, o Bourgogne Rouge d'Auvenay da Maison Leroy pode ser uma boa pedida em relação a preço e qualidade.
Rendimento: 04 pessoas
Ingredientes
- 01 frango capão com aproximadamente 2,5 kg, cortado pelas juntas
- 01 cebola grande picada grosseiramente
- 02 cenouras picadas grosseiramente
- 01 bouquet garni (03 ramos de tomilho fresco, 03 ramos de alecrim e 02 folhas de louro)
- 03 dentes de alho descascados e amassados
- 02 garrafas de vinho da Bourgogne
- 250 g de cebola pérola (minicebolas)
- 250 g de champignons
- 100 ml de óleo de milho
- 01 colher (chá) de sal
- 50 g de manteiga
- 50 g de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Modo de Preparo
- Junte em uma vasilha grande o frango, a cebola, a cenoura, o bouquet garni, o alho, o sal e o vinho. Deixe o frango marinando nesse tempero por pelo menos 24 horas.
- Retire o frango, coe o molho da marinada e reserve ambos.
- Em uma panela ou caçarola grande, aqueça o óleo e doure os pedaços de frango. Adicione o molho da marinada e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 2 horas ou até a ave ficar macia.
- Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo brando e incorpore aos poucos a farinha de trigo, mexendo sempre, até adquirir uma cor acastanhada. Reserve.
- Escalde as cebolinhas e os champignons por 5 minutos em água fervente. Escorra e agregue-os ao frango já cozido. Corrija o sal e a pimenta.
- Acrescente a mistura de farinha de trigo e mexa constantemente, deixando o molho ferver e engrossar. Sirva em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!