Ponte Hercílio Luz, um cartão postal de Florianópolis |
Situada entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, Santa Catarina é o estado que dispensa elogios, basta se estabelecer por alguns dias para logo querer fixar residência. O encanto começa pelo mágico litoral catarinense, emoldurado por belíssimas praias, rios, lagoas, montanhas e pela exuberante Mata Atlântica.
O surf é o principal atrativo esportivo de Santa Catarina, definindo a região entre a Guarda do Embaú e Laguna, como o “Havaí Brasileiro”. Um litoral com o sotaque dos descendentes açorianos, apelidados em Florianópolis de “manezinhos da ilha”.
Nem só de influências lusitanas formou-se a cultura local, a colonização alemã (oriundos de Bremen e Hamburgo) em Joinville, São Bento do Sul, Blumenau, Brusque e Pomerode; a colonização eslava (poloneses e russos) em Brusque; e a colonização italiana (procedentes da Sardenha) em Criciúma, Urussanga e Nova Veneza, tiveram grande participação no setor rural, industrial e gastronômico do estado.
Boas recordações das iluminadas vias na noite de Floripa |
Comer com fartura é sinônimo das saborosas Sequencias de Camarão na Lagoa da Conceição, em Floripa, e dos deliciosos Cafés Coloniais no interior catarinense.
O magnetismo das ondas da Praia Mole |
As macieiras de Fraiburgo anunciam a Capital Nacional da Maçã, responsável por 40% da produção brasileira e pelo típico prato regional, a torta de maçã. A cozinha germânica e as tradicionais cervejarias catarinenses estão presentes no Circuito de Festas de Outubro, comandada pela Oktoberfest de Blumenau, onde são consumidos 400 mil litros de chope em 17 dias de festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!