150 milhões de hot dogs são consumidos em 4 de Julho |
Entretanto, apesar do questionável valor nutricional desses alimentos, é um engodo rotular a tradicional cozinha americana nesta concepção banalizada, propagada pelo voraz marketing do consumo, que simplesmente a denominou de American Food.
O exacerbado patriotismo americano permitiu a invasão de suas fronteiras para a contribuição de diferentes culturas, que vieram enriquecer e criar estilos particulares, como o delicioso Barbecue (B-B-Q) sulista; a culinária Cajun, oriunda dos imigrantes franceses estabelecidos na região nordeste da América do Norte, também conhecidos como acadianos; a culinária Tex-Mex, originária da fusão dos hábitos rancheiros texanos e mexicanos; e a cozinha Creola, influenciada principalmente pelos africanos, espanhóis, franceses e aborígenes caribenhos.
O hambúrguer é uma herança alemã |
No Brasil, o feijão é o grão que nos simboliza, mas nos EUA o que predomina é sem dúvida o milho, responsável por 60% da produção mundial e pelo abastecimento da pecuária norte-americana (os cereais matinais agradecem).
Patentes americanas como a Coca-Cola, MacDonald’s, Hershey’s, Jack Daniel’s whiskey, T.G.I. Friday's, Pizza Hut, KFC (Kentucky Fried Chicken), Pringles, Starbucks, Subway, Dunkin' Donuts, Hellmann's, Kellogg’s, Budweiser, as sopas Campbell’s e o catchup Heinz, são exemplos de poderosos ícones alimentícios que revolucionaram o mundo contemporâneo, estabelecendo novos ditames para as céleres megalópes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!