sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

São Francisco de Assis: Do Presépio a Missa do Galo

Cristãos ou não cristãos, sabem que São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais, contudo, seus feitos para o cristianismo vão muito além desta qualificação, já que ele foi o criador da tradicional Missa do Galo, um ato religioso realizado na madrugada do dia 25 de dezembro, o Dia do Natal.

A história também diz que o santo foi o idealizador por trás do primeiro presépio, construído com o objetivo de trazer à memória dos fiéis, o rústico ambiente em que Jesus nascera.

Tanto o rito como o símbolo, começou na cidade italiana de Greccio, em 25 de dezembro de 1224.

No badalar do sino à meia noite, o conceituado frade católico exibiu sua representação da sagrada manjedoura, seguido por uma missa que completou a solenidade.

Como os galos cantavam habitualmente às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.

Particularmente, considero o presépio como o mais belo ícone do cristianismo, algo que realmente representa a esperança num mundo de desordem e egoísmo.

E saber que o legado de São Francisco de Assis gerou até uma versão em brinquedo do velho presépio, o Playmobil Christmas. Apesar de ser exclusivamente criado para fomentar o comércio, pelo menos as crianças aprendem algo construtivo.

2 comentários:

  1. Adorei! Momento cultura e reflexão sobre o q esta época realmente significa!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida! São Francisco de Assis é um verdadeiro cristão, pois dedicou sua vida ao próximo, seja esse humano ou animal, deixando para trás uma história de riqueza hereditária.

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!