Eu a as Tartaguras Ninjas dividimos a predileção por este prato, que no dia 10 de julho revela o motivo de estar no gosto popular. Não poderia estar falando de outra coisa, senão de um deleite tipicamente napolitano, a PIZZA!
A comemoração no Brasil começou em 1985, pela iniciativa do secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, responsável por organizar o “I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo”, que elegeu as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita da capital paulistana. O encerramento do concurso se deu no dia 10 de julho e a partir daí a data foi oficializada como o Dia da Pizza.
A pizza conforme conhecemos hoje surgiu em Nápoles na Itália (desde 1800), contudo, a origem desta massa plana surgiu há 6 mil anos com cultura egípcia.
Existem inúmeras coberturas para o famoso pão achatado, mas na Itália, para ser considerada pizza, a procedência deve ser criteriosamente controlada por um selo denominado “DOC” (di origine controllata), na qual apenas uma pequena gama de clássicos estão habilitados, como a Margherita (Marguerita), Alla Napoletana (Napolitana), di Scarola (Escarola), e a Al Quattro Formaggi (Quatro Queijos).
Distante dos rigorosos requisitos italianos, algumas campeãs de pedidos criadas em solo brasileiro, como a Pizza Portuguesa e a Pizza Frango com Catupiry dão o recado que aqui também fazemos pizzas boas.
Não há nada mais acalentador que uma pizza de forno à lenha |
Há mais de 5.000 pizzarias em São Paulo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!