Palmas |
O Estado mais jovem do Brasil, criado a partir da Constituição Federal de 1988, através da cisão territorial de Goiás.
Tocantins detém um rico acervo em fauna e flora, uma vez que a região é o encontro da Amazônia com o cerrado e o pantanal.
Os belíssimos ícones naturais do Estado se estendem ao Arquipélago do Tropeço (composto por 366 ilhas e ilhotas), a Ilha do Bananal (a maior ilha fluvial do mundo), a Cachoeira do Roncador (uma muralha rochosa com 70 metros de altura) e ao Jalapão (um autêntico oásis que mescla o deserto com a savana).
O deserto do Jalapão |
E por falar em Jalapão, é de lá que vem o singular artesanato feito em capim dourado pelas comunidades de Mateiros e São Félix do Tocantins.
Artesato com o belíssimo capim dourado |
Palmas é a capital tocantinense, uma cidade planejada com ares de moderna, contudo, é o município de Porto Nacional que revela o passado colonial de Tocantins.
Cachoeira da Fumaça |
Já a identidade gastronômica vem do perfumado Arroz de Pequi (herança goiana) e dos pratos à base de banana, como o Doce de Banana à Moda Tocantinense e o Bolo de Carne Moída com Banana-da-Terra. Não deixe de experimentar também o delicioso Doce de Tapioca com Baba-de-Moça, é simplesmente de comer ajoelhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!