A Esfiha Aberta de Carne ou Lahm B'Hajin (também grafada Lahm Bi Hajeen) é uma das especiliadades árabes mais apreciadas no mundo. Segundo o chef libanês Ramzi N. Chouciri, as melhores esfihas estão em Dhur Chueir, as quais são preparadas com carne de carneiro, conforme a receita original de Baalbeck.
A esfiha é uma daquelas iguarias que dizemos Al hamdu li Allah (Graças a Deus) por existir.
Rendimento: 60 esfihas (aproximadamente)
Ingredientes
Para a Massa
- 04 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g)
- 03 tabletes de fermento biológico para pão (45 g)
- 03 colheres (sopa) de açúcar refinado (36 g)
- ¾ de xícara de água (180 ml)
- ½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
- ½ colher (sopa) de sal
Para o Recheio de Carne
- 400 g de carne moída duas vezes
- 02 cebolas pequenas bem picadas
- 02 tomates maduros picados
- 02 colheres (chá) de salsinha bem picadas
- Sal e pimenta-síria (bahar) a gosto
- 150 g de pinoli (opcional)
Modo de Preparo
- Dissolva o fermento com açúcar, o sal e a água. Numa tigela grande coloque farinha. Faça uma depressão no centro, acrescente a mistura do fermento e o óleo aos poucos e vá misturando tudo com uma colher de pau.
- Adicione o restante da água e amasse até obter uma massa de consistência mole e elástica, mas que não grude nas mãos. Se necessário acrescente mais água. Sove bem a massa por uns 5 minutos. Cubra-a com um filme plástico, coloque um pano limpo por cima e deixe crescer por uns 30 minutos ou até dobrar de volume.
- Enquanto a massa descansa, numa vasilha misture todos os ingredientes do recheio de carne com cuidado, para não desmanchar o tomate. Reserve.
- Disponha a massa já crescida em uma superfície com enfarinhada e abra-a até obter espessura fina. Corte rodelas de 7 cm de diâmetro e acrescente 01 colher (chá) do recheio de carne. Espalhe um pouco e deixe as bordas livres.
- Coloque as esfihas numa assadeira, levemente polvilhada com farinha. Deixe um espaço de 1 cm entre cada esfiha. Leve para assar ao forno pré-aquecido em temperatura muito alta (300ºC) por 10 minutos, até ficar com o fundo e as bordas ligeiramente douradas. Repita a operação até assar todas as esfihas. Coloque-as num prato, e cubra com um pano limpo até o momento de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!