sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Rosas Mohammadi

Creio que um dos maiores símbolos do exotismo na lendária Cozinha Persa, bem como em toda culinária do Oriente Médio, são as Rosas Mohammadi

Essas cobiçadas flores orgânicas crescem nos arredores da cidade de Kashan, sob o ar quente do deserto, ao sul de Teerã, uma produção que remonta há mais de 2.500 anos.  

A deliciosa fragrância das pétalas confere o fundo misterioso de algumas especialidades da cultura árabe, sendo necessários 40 kg (cerca de um dia de trabalho) para extrair apenas 10 ml de óleos essenciais.

Água-de-rosas: comercializada em empórios árabes aqui no Brasil 
O uso é tão diversificado que poderemos vê-las em água aromáticas (água-de-rosas), caldas doces, sorvetes, pudins de arroz, doces, bolos, geléias, combinações de especiarias (advieh) e até em pratos salgados. 

Seja no Irã, Líbano, Marrocos, Turquia, Índia ou mesmo entre colonias árabes espalhadas pelo mundo, as Rosas Mohammadi são vastamente apreciadas pelo toque elegante que concede aos pratos e por seu espírito milenar.

Um comentário:

  1. Nossa, que postagem linda! Eu adoro rosas e aprecio bastante, na culinária principalmente esse toque exótico de água ou xarope de rosas!Eu costumo bater iogurte, mel, maçâ e um toque de água de rosas, fica uma delicia!

    ResponderExcluir

Comentários são bem vindos, mas modere seu palavreado se não quiser ser enxotado!