Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alheiras de Mirandela

Alheiras com batatas coradas, ovo frito e brócolis refogado
Só de lembrar já me faz salivar. A Alheira de Mirandela é um tradicional embutido do norte de Portugal, uma herança judaica proveniente do século XV.

O rei Manuel I observou que os cristãos não faziam objeção de comer seu porquinho, sendo assim, era fácil identificar um judeu, já que estes nunca eram vistos preparando embutidos à base de carne suína em fumeiros caseiros ou em casas de defumação. Como todos sabem, no judaísmo é vetado o consumo da carne suína, contudo, os filhos de Abraão se viram pressionados a criar uma receita alternativa de linguiça, a fim de evitar a perseguição católica naquele período tão pungente.

Alheiras de Mirandela em varais
Então surgiram as alheiras, linguiças preparadas com uma miscelânea de carnes (vitela, frango, pato, peru e coelho), miolo de pão, alho e páprica.

Com tais ingredientes, o judeus enganariam seus vizinhos e possíveis delatores, sem, é claro, ferir sua valorosa dieta religiosa.

Obviamente, que na culinária portuguesa, houve o retorno da carne de porco às alheiras, e o azeite, tornou-se essencial para sua finalização, concedendo um sabor excepcional quando fritas. Só não entendo até hoje o motivo de serem tão caras aqui no Brasil.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...