Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 15 de abril de 2012

Vida Cigana

Acampamento de Ciganos por Van Gogh
Desprovidos de pátria e nômades por natureza, os ciganos peregrinam o mundo guardando os mistérios que ecoam de um éon fantasioso.

Trata-se de uma sociedade essencialmente errante, algumas vezes motivada pela diáspora, dando vazão a uma cultura ágrafa, herdada pelo sangue e transmitida oralmente por seus antepassados. 

Separados em três grupos distintos: Romany ou Roma (descendentes de uma antiga classe de guerreiros do Norte da Índia), Calon ou Calé (oriundos da Espanha) e Sinti ou Sinto (oriundos da Europa Central, principalmente da Alemanha), tornaram-se conhecidos por suas indumentárias coloridas com ricos adornos em ouro, por seu misticismo (em grande parte devido à quiromancia) e pelo profundo conhecimento de ervas e plantas medicinais. O curanderismo com ervas é tão levado a sério pelos ciganos, que o cigano curandeiro recebe o nome de Drabengro, enquanto a cigana curandeira recebe o nome de Drabarni.

Para o Gadje (como é chamado o não-cigano), a cozinha cigana reflete o ambiente de um tradicional acampamento, onde se prepara o alimento no fulgor das labaredas de uma fogueira.

A gastronomia cigana é delineada por ingredientes nativos a geografia que a acolheu, mas com presença obrigatória do agridoce, pois o mel e as frutas fazem a vez em diversos pratos, como o Pan de Higos (Bolo de Figos Secos) e a Cazuela de Salmón (Guisado de Salmão).

Lembro-me de um adágio cigano ligado a gastronomia que diz: "Kon khai but, khal peski bakht" (Ele que come muito, come a sua própria sorte)

Como em toda cultura, os ciganos celebram datas que consideram essenciais para preservação de sua identidade, a citar a Patshiv ou La Vierge Noire (A Virgem Negra), comemorada em 24 de Maio por Romas, Sintis e Manouches franceses.

igana do filme "Arrasta-me para o Inferno (Drag Me To Hell)"
Há também a celebração natalina para alguns ciganos, a qual deu origem a outra citação, desta vez de propagação do perdão: "Roma penge tele muken. Roma, kaj save te ulahas rushte, pre Karachonya penge odmuken u aven pale lachhe." (Romas perdoem. Romas, apesar de serem os piores inimigos, perdoem e reconciliem-se durante o Natal.). Pelo jeito o maior grupo da sociedade cigana é conhecido por guardar extremo rancor. Será que daí surgiu a visão hollywoodiana da praga cigana? Eu heim...

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...