Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 2 de abril de 2011

Índia: Dos Condimentos ao Sagrado

Cartaz antigo de um filme de Bollywood
A importância dos condimentos para o povo hindu está estampada até na disputa política, prova disto foi a Marcha do Sal em 1930, liderada pelo iluminado Mahatma Gandhi, buscando derrubar o monopólio britânico na exploração do sal indiano. Diante deste fato, a cozinha hindu jamais poderá ser considerada insípida, ao contrário, o curry, a masala, o chutney, a ghee e o raita, são exemplos da combinação de temperos e especiarias, que enriquecem com aroma e sabor a gastronomia da Índia. 

O curry representa o simbolo nacional, além de temperar, retarda a decomposição dos alimentos e dispersa possíveis odores. O tandoori é a técnica culinária mais procurada nos restaurantes indianos, trata-se de carne ou peixe marinados com iogurte, posteriormente assados num forno de argila denominado tandoor, que também é responsável pelo preparo do naan (uma espécie de pão achatado). 

A riqueza hindu não está apenas presente no magnífico Taj Mahal, pois determinados pratos podem ser guarnecidos com varak (lâminas extremamente finas de ouro ou prata). 

Taj Mahal
A vaca é considerada um animal sagrado, sendo imprópria para o consumo, uma vez que representa para os hindus, o último estágio no processo reencarnativo até o homem. 

O hábito alimentar do indiano pode ser definido por um sistema de castas no hinduísmo, o qual é estabelecido no livro sagrado chamado Manu

Inicialmente, as castas eram classificadas em quatro espécies: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros e políticos), vaixias (comerciantes) e sudras (artesãos e operários), todavia, há aqueles ainda mais oprimidos nessa estrutura social, considerados párias, sem casta ou intocáveis, atualmente chamados de haridchans ou haryans


Masala Dabba (tradicional utensílio para guardar condimentos)
Mesmo após a norma constitucional de 1949, tornando tal sistema frívolo, é possível notar que a discriminação ainda perdura nas entranhas da moderna Índia.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...