Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 7 de maio de 2011

07 de Maio: O Dia do Silêncio

Você sabia que a exposição prolongada a ruídos superiores a 85 decibéis provoca a perda gradativa da audição? Façamos do Dia do Silêncio a data para nossa reflexão da importância da ausência do som.

São Paulo, a metrópole mais barulhenta do Brasil, tenta combater sua intensa poluição urbana com o Programa de Silêncio Urbano (popularmente conhecido como PSIU), fundamentando em duas leis: a Lei da 1 hora (bares e restaurantes que funcionem após à 1 hora da manhã devem ter isolamento acústico) e a Lei do Ruído (controle de decibéis emitidos por estabelecimentos a qualquer hora do dia ou da noite).

A cidade de São Paulo também define o limite de decibéis conforme tipificado na Lei de Zoneamento. Nas zonas residenciais, permite-se 50 decibéis, entre 7 e 22 horas, caindo para 45 decibéis a partir das 22 às 7 horas. Em zonas mistas, das 7 às 22 horas fica entre 55 e 65 decibéis (dependendo da região). Das 22 às 7 horas, varia entre 45 e 55 decibéis. Nas zonas industriais, entre 7 e 22 horas fica entre 65 e 70 decibéis; Das 22 às 7 horas, entre 55 e 60.

Se algo estiver perturbando sua merecida paz e descanso, faça a denúncia pelo telefone 156 ou vá a subprefeitura mais próxima de você, munido de seus dados pessoais e de informações relevantes para a averiguação, como o endereço do estabelecimento, a atividade exercida pelo mesmo e o horário de maior incidência do barulho.
Jardim Zen, um dos símbolos japoneses para o silêncio
Fique atento com os barulhos que orbitam sua rotina, fiz uma tabelinha abaixo para servir de guia aos amigos da Taverna do Peregrino.
  1. Casa Sossegada (20 decibéis)
  2. Murmúrio (30 decibéis)
  3. Biblioteca (30 decibéis)
  4. Música em Volume Baixo (40 decibéis)
  5. Conversa em Tom Normal (60 decibéis)
  6. Televisão em Volume Normal (65 decibéis)
  7. Restaurante com Fluxo Moderado-Alto de Clientes (70 decibéis)
  8. Aspirador (70 decibéis)
  9. Tráfego Intenso (80 decibéis)
  10. Esquina Movimentada (93 decibéis)
  11. Buzina (110 decibéis)
  12. Britadeira (110 decibéis)
  13. Show em Estádio (120 decibéis)
  14. Avião a Jato Decolando (130 decibéis)
  15. Arma de Fogo (140 decibéis)
Agora, que tal fazer um minuto de silêncio? Depois você poderá conferir o excelente vídeo "Enjoy The Silence" da banda inglesa Depeche Mode, que traduzindo, exprime a minha matéria em uma curta frase: experimente o silêncio.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...