Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 10 de abril de 2011

Vegetarianismo

Conceituar o vegetarianismo é dizer que a carne (bovina, suína, peixes, aves, etc.) não esta inserida no hábito alimentar de uma pessoa. Os motivos podem ser variados: uma razão ética (o direito à vida), um posicionamento religioso (relacionado principalmente a reencarnação), o cuidado com a saúde ou a preocupação com o meio ambiente.

O termo vem do latim “vegetus”, que significa vigoroso, mas a origem acredita-se que veio da Grécia Antiga, através do célebre filósofo e matemático chamado Pitágoras, o primeiro vegetariano historicamente documentado.É possível classificar os praticantes do vegetarianismo em quatro sucintas categorias, sendo:

LACTOVEGETARIANISMO: Vegetarianos que não consomem carne ou ovos, mas que utilizam os laticínios como fonte nutricional complementar em sua dieta.

OVOVEGETARIANISMO: Classe que representa a minoria entre os vegetarianos, não consomem carnes e nem laticínios, todavia, adicionam ovos como fonte alimentar.

OVOLACTOVEGETARIANISMO: O grupo mais populoso entre os vegetarianos, considerados os mais flexíveis, uma vez que apenas não comem carne, mas aceitam o consumo de laticínios e ovos.

VEGANOS ou DIETA VEGANA: Considerada a mais radical das dietas vegetarianas, uma vez que a carne ou qualquer derivado animal é abolido. O estilo de vida vegano sem dúvida define o verdadeiro vegetariano, graças à publicidade gerada em torno do não-consumo e da não-utilização de produtos provenientes de animais, seja na mesa ou mesmo na moda e nos cosméticos.

Protesto vegano em Montreal, Canadá
Vegetarianos Famosos (apenas alguns, pois a lista é grande e sujeita a alterações): Alicia Silverstone (atriz), Anne Hathaway (atriz), Anthony Kiedis (vocalista do Red Hot Chili Peppers), Avril Lavigne (cantora), Brad Pitt (ator), Christian Bale (ator), Eddie Vedder (vocalista do Pearl Jam), Edward Furlong (ator), Forest Whitaker (ator), Gandhi (lider espiritual), George Harrison (ex-Beatles), Ian Mckellan (ator britânico), Jack Johnson (músico), Jackie Chan (ator chinês), Kate Bush (cantora), Leonardo Da Vinci (artista italiano), Leo Tolstoy (escrito e filósofo russo), Lima Duarte (ator brasileiro), Liv Tyler (atriz), Martina Navratilova (tenista), Marisa Monte (cantora brasileira), Naomi Watts (atriz), Natalie Portman (atriz), Nikola Tesla (físico e inventor), Orlando Bloom (ator), Paul McCartney (ex-Beatles), Peter Gabriel (músico), Rita Lee (cantora brasileira), Rodrigo Santoro (ator brasileiro), Samuel L. Jackson (ator), Sócrates (filósofo grego) e Steve Vai (guitarrista).

Muitos especulam que Jesus Cristo fora praticante do vegetarianismo durante sua vida na Terra. Particularmente, não sou adepto de tal teoria, já que o Filho de Deus realizou o milagre da multiplicação de pães e peixes, tradicionais alimentos da dieta judaica, como também foi autor da frase "Portanto, ninguém vós julgue pelo comer, ou pelo beber..." (Colossenses 2:16-17).


3comentários:

Cynara Arntdisse...

Mas Jesus era essênio, povo vegano. Portanto, acredito que ele era, sim, vegetariano. E você, é?
Go Vegan.

Anônimo disse...

Há controvérsias quanto à origem de Jesus, alguns defendem a tese que o Filho de Deus teria sido doutrinado pelos essênios, uma facção paralela ao judaísmo tradicional, mas como sabemos, sua missão como emissário das Boas Novas durou dos 30 aos 33 anos.

E segundo a linhagem do Nazareno, a casa de Davi, era fato que o costume judaico incluía cordeiro e peixe nas refeições.

Acredito que qualquer vegano radical promulgaria que o consumo de carne deveria ser proibido, mas Jesus não o fez, aliás, até efetuou a multiplicação do peixe e ordenou aos discípulos que distribuíssem entre os ouvintes de Seu sermão.

Fih disse...

Até poderia não haver problema em consumir peixe ou carne se fosse com bom sens0, uma vez por outra ia-se à pesca e pescava-se um balde, ou ia-se à caça e tinhamos um animal para a familia, agora comer por prazer e não por sobrevivência, não temos direito.
Jesus teria bom senso, logo não havia problema se consumisse peixe ou carne porque certamente essa não era a base da sua alimentação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...