Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

As Mil e Uma Noites

Sheherazade por Edouard Richter
As Mil e Uma Noites foi o título concedido para diversas histórias árabes reunidas em uma incrível fábula, contada por ninguém menos que a intrigante personagem Sheradzade (também grafado como Sheherazade ou Xerazade).

Tudo começa com a vida do sultão Schahriar (do persa, Xeriar), um homem extremamente ciumento que  surpreende sua esposa conversando com outro homem. O acontecimento que para muitos homens seria irrelevante deixou o perturbado sultão enfurecido, a ponto de mandar degolá-la. 

Sinbad, o Marujo (1947)
O sultão ainda desconfiado do sexo feminino, mas fascinado pelo mesmo, resolveu contrair matrimônio com uma nova esposa todos os dias, que seria degolada no dia seguinte à noite de núpcias.

Para o monarca a atitude era necessária, pois imaginava que nenhuma mulher poderia traí-lo novamente, todavia, a barbárie teve fim quando uma bela e sábia mulher, de nome Sheradzade apareceu.

Todas as noites, ela começava a contar uma história e a interrompia na melhor parte, aguçando a curiosidade de Schahriar que era obrigado a esperar a noite seguinte para ouvir a continuação. E assim se passaram mil e uma noites até que o sultão resolveu permanecer casado com Sheradzade.

Entre as fabulosas histórias narradas por Sheradzade, incluíam: "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" e "Sinbad, o Marujo".

As décadas de 40, 50 e 60 foram o período dourado do cinema na produção das histórias das Mil e Uma Noites (1001 Arabian Nights), por isso, se existir uma locadora por perto da sua casa, não deixe de alugar essas raridades em Technicolor ou quem sabe comprá-las para seu acervo.

Ali Babá e os Quarenta Ladrões (1944)

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...