Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sashimi: Peixe Cru com Arte

Típica especialidade japonesa (senão a mais famosa logo após o sushi), que consiste em fatias cruas peixe ou frutos do mar frescos (atum, salmão, bonito, cavalinha, tilápia, pargo, polvo, linguado, etc.), geralmente cortadas de acordo com quatro técnicas básicas: em fatias retangulares (hira giri), em lâminas finas (uzu zukuri), em tiras (ito zukuri) e em cubos (kaku giri). 

Mas nem só de peixes o sashimi é feito, há ainda iguarias incomuns como a carne bovina e a saborosa carne de cavalo (esse eu já experimentei). Para aqueles que não apreciam a apresentação totalmente crua dos tradicionais sashimis, o tataki é uma boa opção, já que trata-se do método em que se grelha o peixe numa chapa quente até seu exterior ficar corado, mas, mantendo por dentro a característica crua da iguaria. 

Tataki de Atum

No quesito acompanhamento, recomenda-se o nabo cortado em tiras finíssimas, o gengibre em conserva (gari), a pasta de raiz-forte (wasabi) e o molho de soja (shoyu). Se você gosta de pescaria ou tem um amigo que curta, faça como eu fiz em um sítio, prepare uma sequencia de sashimis fresquinhos. Não tem nada igual se compararmos com a iguaria servida nos restaurantes japoneses do Brasil, já que o sabor é extremamente leve e apetitoso. Na última vez que preparei desta forma, utilizei uma tilápia com cerca de 3 kg, cortada da forma hira giri.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...