Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 21 de junho de 2011

Minas Gerais: Terra Que Vale Ouro

A histórica Ouro Preto
A busca dos bandeirantes por ouro e pedras preciosas, fez revelar uma terra de paisagens belíssimas, com forte apelo cultural e artístico, seja na arquitetura barroca ou nas obras do mestre Antônio Francisco Lisboa (conhecido pela alcunha de Aleijadinho), como a Igreja de São Francisco de Assis na cidade de Ouro Preto (construída entre 1771 e 1794) e os doze profetas bíblicos esculpidos em pedra sabão (entre 1800 e 1805), localizados em Congonhas do Campo

A misteriosa cidade de São Thomé das Letras, edificada sobre uma montanha de pedras, exerce fascínio e magnetismo, principalmente por ser considerado um dos sete pontos energéticos existentes no planeta Terra.

O Profeta Joel por Aleijadinho em Congonhas do Campo
As estâncias hidrominerais do Circuito das Águas no sul de Minas ascendem às cidades de Caxambu, Cambuquira, Baependi, Lambari e São Lourenço à posição de destino essencial no roteiro turístico de todo viajante que almeja descanso, terapia e artesanato.


Serra dos Toledos em Itajubá
O Circuito das Serras Verdes revela uma natureza rica e esplendorosa, composta pela Serra do Papagaio e pela Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Aiururoca, Gonçalves, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro e Monte Verde.

A ladeira colonial de Tiradentes
Para aqueles que buscam se aprofundar num Brasil colonial, são paradas obrigatórias as cidades de São João del-Rei, Diamantina, Mariana, Santa Bárbara, Prados, Sabará e Tiradentes.

Serra da Mantiqueira
Além de ser berço do poeta Carlos Drummond de Andrade e do maior futebolista do mundo, Edison Arantes do Nascimento (o rei Pelé), Minas Gerais é dona de uma cozinha com aroma de fazenda, exalado do rústico fogão à lenha, responsável no preparo de deliciosos quitutes e quitandas. Não é à toa “uai” que o povo mineiro consome cinco refeições ao dia, começando pelo desjejum, numa mesa posta com café, broa de fubá, queijo-de-minas, goiabada cascão, leite com beiju de farinha de milho (jacuba), sequilho e pão de queijo

Serra do Breu
No almoço ou jantar, o tutu com torresmo, o Leitão à Pururuca, a Galinha ao Molho Pardo com Angu, o Arroz com Suã, a Rabada, o Bambá de Couve, o Iaiá com Ioiô, o Maneco com Jaleco, o Ora-pro-nóbis (orai por nós), a Vaca Atolada e as cachaças artesanais da região de Salinas, são tradicionais destaques da gastronomia local que traduzem a típica interjeição coloquial de Minas: “ô trem bão”.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...