Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Paraná: Caldeirão Étnico de Belezas Naturais

Cataratas de Foz do Iguaçu
Organização e beleza são os principais predicativos do Paraná, uma terra constituída pela força dos imigrantes portugueses, espanhóis, alemães, poloneses, holandeses, ucranianos, russos, ingleses, árabes, japoneses e chineses. 

Para os paranaenses, a culinária deve ser executada de forma lenta e meticulosa, um verdadeiro “slow food”, a fim de maximizar os sabores, como o Carneiro no Buraco da cidade de Campo Mourão e tradicional Barreado de Morretes, cuja origem mescla-se com a cultura açoriana. 

Ópera de Arame
A árvore símbolo do Paraná, o pinheiro, cede o fruto mais consumido nas populares festas juninas, o pinhão, que inclusive compõe o nome da capital, Curitiba, que em tupi-guarani significa “muito pinhão”. 

Ilha do Mel (foto de Marcos van Ray)
E por citar Curitiba, vale à pena visitar o bairro gastronômico de Santa Felicidade, onde é possível degustar uma deliciosa herança italiana, o Frango Caipira com Polenta

Catedral Basílica Menor iluminada para o Natal
Criar um roteiro turístico pelo estado é fundamental incluir as Cataratas de Foz do Iguaçu, a Ilha do Mel em Paranaguá, a estação ferroviária em União da Vitória, o Salto São Francisco (a maior queda d’água do sul do Brasil) em Prudentópolis, a Ópera de Arame em Curitiba, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória em Maringá (a mais alta da América Latina), o Jardim Botânico de Curitiba (o quarto maior herbário do País), o Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa, a arquitetura luso-brasileira de Antonina e o Teatro São João da Lapa (tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1969).

Jardim Botânico de Curitiba

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...