Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 25 de setembro de 2011

Rio Grande do Sul: Bah Tchê, Quanta Fartura!

Gaúcho dos Pampas
O constante emprego do pronome na segunda pessoa do singular, a roda de chimarrão e o provocativo aroma exalado pela churrasqueira dá pistas que o solo é gaúcho, todavia, a composição cultural estaria incompleta sem a pilcha (a tradicional indumentária gaúcha) e o Chico do Porrete (a vigorosa dança masculina do bastão).

O antigo alimento dos vaqueiros, o arroz-de-carreteiro, tornou-se um dos pratos mais apreciados da cozinha sulista, dividindo espaço com outra gostosura, o feijão campeiro. Nos pampas, a fraternidade gaúcha surge com a infusão da erva-mate servida em um mesmo porongo (cuia) e bomba, saudando amigos que se aproximam para uma boa prosa e um quente chimarrão.

Mercado Público de Porto Alegre
Com a chegada dos imigrantes alemães (em 1824) vieram os cafés coloniais, revelando verdadeiras delícias do receituário das famílias germânicas, como as cucas e o Apfelstrudel. Já os italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha (desde 1875), transformaram as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul em importantes ícones da vitivinicultura nacional.

Vinhedo em Bento Gonçalves
O Rio Grande do Sul detém mais de 90% da produção de vinhos do país, bem como é responsável pela proliferação mundial das churrascarias com sistema rodízio (ou espeto corrido). Sem dúvida a grande vocação gaúcha iniciou-se com a chegada do boi na época das capitanias hereditárias, a simples escolha do tempero (o sal grosso) e a meticulosa técnica de preparo, faz do churrasco um prato memorável.

Porto Alegre
O inverno é a estação do charme e romantismo, o jeito europeu de Gramado e Canela convida o visitante aquecer-se, saboreando um clássico suíço, a fondue, quem sabe acompanhado de um excelente Chardonnay ou de chocolates artesanais.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Canela
Além do clima e da paisagem, os gramadenses orgulham-se das celebrações do município, como o Festival de Cinema Brasileiro e Latino, o Festival Internacional de Gastronomia, e a Festa da Colônia. A realidade “tchê”, é que o estado atende todos os gostos, não só culturalmente e gastronomicamente, mas também no ecoturismo, propiciando a prática do rapel, do rafting, do trekking, do vôo livre e da mountain bike.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...