Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Café Turco

Há pessoas que consideram o Café Turco ou Café Árabe demasiadamente forte, mas acredito que seja tudo questão de preparo, pois a regra manda nunca ferver o café, mas, como este, é fervido com açúcar, o amargo do processo jamais afetará o gosto.

Tradicionalmente o café turco deve ser preparado em um recipiente chamado ibrik (em grego briki), uma espécie de panelinha de cobre ou latão, com um cabo comprido e gargalo estreito. Fora do contexto culinário, o item é uma ótima peça de decoração, tendo diversos tamanhos e, em regra geral, cada um indica a quantidade de xícaras que será servido.

Ingredientes & Modo de Preparo
  1. A proporção do café turco é bem simples: 02 colheres (sobremesa) de café brasileiro ou etíope tipo exportação, 02 xícaras (café) pequenas de água e 02 colheres (sobremesa) de açúcar refinado.
  2. Acrescente à mistura: vagens de cardamomo, um pau de canela ou anis estrelado.
  3. Leve o ibrik com todos os ingredientes ao fogo brando e, quando ameaçar levantar fervura, retire-o rapidamente, mexa e volte ao fogo. Em um instante o café irá querer transbordar novamente, então, tire-o do fogo e desta vez não mexa.
  4. Volte ao fogo pela última vez e quando começar espumar na superfície, despeja o conteúdo nas xícaras previamente escaldadas. O costume do Oriente Médio sugere acompanhá-lo com doces turcos e jamais por leite ou derivados.

1 comentários:

vivi disse...

Como sou viciada em todos os tipos de chás, esse café pra mim é o melhor, tem um gostinho especial de café com especiarias, e ajuda na digestão. Bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...