Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

São Francisco de Assis: Do Presépio a Missa do Galo

Cristãos ou não cristãos, sabem que São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais, contudo, seus feitos para o cristianismo vão muito além desta qualificação, já que ele foi o criador da tradicional Missa do Galo, um ato religioso realizado na madrugada do dia 25 de dezembro, o Dia do Natal.

A história também diz que o santo foi o idealizador por trás do primeiro presépio, construído com o objetivo de trazer à memória dos fiéis, o rústico ambiente em que Jesus nascera.

Tanto o rito como o símbolo, começou na cidade italiana de Greccio, em 25 de dezembro de 1224.

No badalar do sino à meia noite, o conceituado frade católico exibiu sua representação da sagrada manjedoura, seguido por uma missa que completou a solenidade.

Como os galos cantavam habitualmente às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.

Particularmente, considero o presépio como o mais belo ícone do cristianismo, algo que realmente representa a esperança num mundo de desordem e egoísmo.

E saber que o legado de São Francisco de Assis gerou até uma versão em brinquedo do velho presépio, o Playmobil Christmas. Apesar de ser exclusivamente criado para fomentar o comércio, pelo menos as crianças aprendem algo construtivo.

2comentários:

Anônimo disse...

Adorei! Momento cultura e reflexão sobre o q esta época realmente significa!

Anônimo disse...

Sem dúvida! São Francisco de Assis é um verdadeiro cristão, pois dedicou sua vida ao próximo, seja esse humano ou animal, deixando para trás uma história de riqueza hereditária.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...