Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Le Trompe-L'Oeil: A Arte da Ilusão

O termo "Trompe-l'oeil" (tromper: enganar; l'oeil: o olho) é uma expressão francesa relativamente moderna (oriunda do período barroco), criada para definir uma técnica artística secular, que tem por objetivo, iludir os olhos de quem a observa.

A arte da ilusão de ótica só ganhou realismo com o domínio da perspectiva e do sombreamento durante a Renascença, mas com o passar dos anos, representar o espaço tridimensional em uma superfície plana tornou-se cada vez mais cultuado entre os diferentes estilos artísticos da história humana: romantismo, realismo, impressionismo, surrealismo, hiper-realismo e arte urbana.

Bom, chega de introdução e vamos para a melhor parte, que é vislumbrar algumas obras contemporâneas desta arte tão enganadora e perfeccionista.

Não tenho como expor todas as maravilhas da moderna Trompe-l'oeil, pois há muito material produzido ao longo de 20 anos, contudo, deixo alguns nomes para seu deleite e pesquisa posterior.
The Crevasse: Obra de Edgard Müller (Irlanda, 2008)
The Canyon: Obra de Kurt Wenner (Chicago, 2011)
Three Worlds: Obra de Julian Beever (inspirada em M.C. Escher)
Siete Punto Uno: Obra de John Pugh (Los Gatos, Califórnia, 2002)
Festival Gastronômico de Bolzano: Obra de Manfred Stader (Itália, 2011))
Crazy River: Obra de Julian Beever
Disaster: Obra de Kurt Wenner (Londres, Inglaterra)
Misterios de la Forma: Obra de Eduardo Relero (2009)
Hortelano: Obra de Eduardo Relero (Murcia, 2010)

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...