Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Degustação de Vinhos

Não é necessário possuir um conhecimento avançado para ingressar no universo dos sommeliers, bastando ter interesse, o primordial surgirá em pouco tempo.  

Vale dizer que muitos fatores contribuem para a formação das características do vinho, desde o terroir ao armazenamento, geralmente feito em barris de madeira. 


Os degustadores profissionais de vinho dividem sua metodologia em três etapas:

1.   OLHAR: Observe a intensidade de cor do vinho. O vinho tinto poderá ter diferentes cores, sendo rubi, quase roxa, grená e terracota.

2.  CHEIRAR: Gire a taça sobre a mesa para agitar o vinho e com isso liberar seu aroma. Sequencialmente, aspire bem tal fragrância, tentando descrever o que está sentindo, tendo como base os odores de ervas (anis, erva-doce, menta e outros), frutas (principalmente frutas vermelhas), flores, especiarias (canela, cravo-da-índia, pimenta-do-reino e outros), madeira (natural, queimada, carvalho, cedro, esfumaçada e outros), terra (cogumelos, terra úmida, folhas secas, folhas molhadas, trufas, alcatrão e outros), vegetal (tabaco, vagem e pimentão) e animal (couro, esterco, suor e aromas carnosos).

3.  SORVER: Ao bebericar o vinho, aspire um pouco do ar para dentro da boca, agitando o vinho como um bochecho. Retenha-o por pelo menos 10 segundos e tente descrever seu gosto (áspero, aveludado, suave, doce, acre, encorpado, ralo, pleno e asqueroso). Após engolir tente notar por quanto tempo o sabor permanece em sua boca.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...