Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 13 de março de 2011

A Mesa de Beowulf

A cozinha escandinava revela suas raízes na antiga cultura viking, atualmente representada pela junção do hábito alimentar dinamarquês, sueco, norueguês e finlandês. Devido à peculiar geografia desses países, é nítida a preferência pelas iguarias provenientes dos mares e lagos (só na Suécia há cerca de 150.000 lagos dividindo o território), especialmente o bacalhau, o salmão, o arenque, a truta, a enguia, os crustáceos e os moluscos, sejam estes, frescos, salgados ou defumados.

Contudo, os povos escandinavos vivem a gastronomia em suas múltiplas formas, na Lapônia, por exemplo, os pernis de rena, porco ou carneiro são bem apreciados, enquanto na mesa dinamarquesa, o ganso tem presença marcante, principalmente quando falamos no delicioso Gaase Steg (Ganso Assado no Forno).

As refeições dos escandinavos geralmente são acompanhadas por cervejas de excelente qualidade ou pela sua típica bebida, chamada Aquavit, a qual merece o autêntico brinde escandinavo, “skål”.

Tradicional e farta mesa natalina sueca com smörgåsbord
Sem dúvida um receituário repleto de comidas encorpadas, abundantes em calorias e proteínas, aptas para o intenso frio da região mais setentrional da Europa, como a Svinekød Med Aeble (Carne de Porco com Maçãs), o Torsk (Bacalhau Salmonado à Moda Norueguesa), a Øllebrød (Sopa de Cerveja à Moda Dinamarquesa), o Kroppkakor (Bolinhos de Batata Recheados com Bacon), o Dyrestek (Assado de Rena com Queijo de Cabra), o Robertos Kalvrulader (Rolinhos de Vitela à Roberto), o Frikadeller (Hambúrgueres de Porco e Vitela), e os famosos Smörgåsbord (petiscos e sanduíches abertos).

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...