Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 13 de março de 2011

Qual a Principal Diferença Entre Sansão e Pernalonga?

Achou que o assunto era sobre o coelhinho da Mônica e o Pernalonga? Enganou-se, uma vez que a minha questão começa com duas personagens hebreias da minissérie Sansão e Dalila que foi exibida pela Record entre Janeiro e Fevereiro após o folhetim Ribeirão do Tempo.

Não se pode negar que o figurino, o cenário e a fotografia da referida minissérie estavam muito bons, com direito de até uma cena copiada do filme “300” na batalha de Sansão contra o exercito de mil filisteus, contudo, Zilá, mãe do herói (interpretada pela atriz Lu Grimaldi) e Samara (interpretada pela atriz Thaís Fersoza) apareceram em dois momentos na pretérita trama cortando cenouras alaranjadas.

Sei que parece um assunto de quem não tem o que fazer, falar sobre hortaliças, mas na verdade, em regra geral, as produções de época procuram trazer o realismo do cotidiano histórico, porém, houve uma pequena falha gastronômica já que a cenoura laranja conforme conhecemos dos supermercados e quitandas, surgiu apenas no Século XVI desenvolvida na Holanda a partir de uma mutação da cenoura amarela, como forma de homenagem ao Príncipe Willem van Orange.

Em templos egípcios arqueólogos encontraram pinturas de cenouras roxas que datam 2.000 anos A.C., então, possivelmente seja a verdadeira cor da raiz que Sansão e os hebreus consumiam no passado.

Há controvérsias quanto o tempo e lugar exato do surgimento da cenoura laranja, mas definitivamente ela não existiu na região e periodicidade bíblica do Livro de Juízes, a não ser que fosse um maná dos céus não documentado nos escritos sagrados.

Está aí principal diferença entre o personagem bíblico e o de desenho animado, o primeiro não come cenoura de cor alaranjada.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...