Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 30 de março de 2011

Galinhas: Nossas Amigas Penosas

Cena da animação stop-motion "A Fuga das Galinhas"
Sem dúvida as aves mais consumidas em todo o mundo, muitas vezes procuradas por seu baixo teor de gordura e alto índice proteico, o que as tornam ótimas para dietas de emagrecimento.

A versatilidade gastronômica deste alimento lhe confere um receituário quase impossível de ser catalogado, entretanto, são especialidades como o Coq au Vin (Galo ao Vinho), o Murgh Tandoori (Frango Tandoori), o Gentse Waterzooï Van Kip (Cozido de Frango Belga), a Paella Valenciana, o Çerkes Tavügü (Frango Circassiano), o Kuong Pao Tsi Ding (Frango Xadrez), a Kotopitta (Torta Folhada de Frango e Queijo Feta), o Pollo Alla Cacciatora (Frango à Caçadora), o Paprikáscsirke (Frango com Páprica), a Canja de Galinha, a Galinha ao Molho Pardo, o Arroz de Cabidela, o Frango à Passarinho, e o pitoresco Frango Assado com Farofa, que posicionam esta iguaria penosa no patamar das mais apreciadas em todo mundo.

Beer Can Chicken: método "redneck" de preparar um frango na churrasqueira

GALINÁCEOS E SUAS DIFERENÇAS

O frango adulto é o mais comercializado, possui boa quantidade de carne (geralmente pesa entre 1,5 kg a 2 kg), apta para guarnecer uma refeição familiar.

O galeto é excelente quando assado ou grelhado, por possuir carne jovial (abate realizado com 8 a 10 semanas de vida, com a ave pesando entre 800 g a 900 g), suficiente para alimentar duas pessoas. 

O galo ou frango capão (castrado com dois meses de idade) são boas opções para preparações que exijam abundância e maciez. 

O frango de leite é o mais prematuro (abatido entre 4 a 6 semanas de vida, pesando aproximadamente 500 g), sendo ideal para uma porção individual.

Para aqueles que buscam carnes orgânicas, distante da confinação, dos antibióticos e rações das modernas granjas, o frango caipira (em geral, pesa entre 1,25 kg a 1,50 kg) é o mais indicado, pois traz consigo sabor da tradicional cozinha rural.

Quando escolher o frango fresco, procure observar se o mesmo tem consistência macia e pele clara, entre o amarelo e o branco. Cuidado com os frangos re-congelados vendidos nos supermercados, a tendência deles é desmancharem quando preparados em guisados ou ensopados.

Coronel Sanders, fundador do KFC
Agora, se você é um vegetariano como o Moby, veja no vídeo clipe da música "Disco Lies" o que o músico gostaria de fazer com o Coronel Harland Sanders, símbolo da rede de fast food KFC (Kentucky Fried Chicken) ou quem sabe com qualquer pessoa apta em degustar um bom franguinho frito.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...