Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Origem do Carnaval

O termo carnaval surgiu em meados do século XI e XII, derivado da expressão latina carne levare, que traduzindo, significa "abstenção da carne". O objetivo era designar a véspera da quarta-feira de cinzas, dia que no catolicismo se inicia a exigência da abstenção de carne, ou jejum quaresmal.

Contudo, historiadores afirmam que a origem do carnaval não está restrita à Europa, pois é possível encontrar festas e manifestações populares em diversos culturas, como a judaíca (purim) e babilônica (caecas).

No Brasil, o primeiro baile de carnaval foi realizado em solo carioca, precisamente no Hotel Itália em 22 de janeiro de 1841, já que os donos eram italianos e acostumados aos tradicionais bailes de máscaras.

Inicialmente a influência carnavalesca era europeia, mas foi apenas no começo do século XX que elementos africanos contribuíram para formar o que temos hoje.

O entrudo na gravura de Jean Baptiste Debret
Quem se aventurava a festejar nesse período, deveria estar preparado para o entrudo, um estilo de carnaval bem diferente do que vemos atualmente.

Pessoas guerreavam nas ruas, atirando água e farinha uma nas outras, além frutas podres e até urina.

Claro que com o passar do tempo as coisas evoluíram, os líquidos fétidos se transformaram em lança- perfume, e a farinha com as frutas podres deram lugar ao confete e a serpentina. O carnaval que era realizado na rua passou também para os bailes de renomados clubes esportivos, mas a folia que existia no passado aos poucos vem desaparecendo, concedendo espaço ao excesso de vaidade e a nudez de corpos voluptuosos, cuja beleza pré-moldada, foi concebida com muito whey protein, malhação e quase sempre no bisturi de cirurgiões plásticos.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...