Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Cozinha Kasher

A celebração do Rosh Hashaná (o Ano Novo judaíco)
A cozinha kasher ou kosher é composta por receitas preparadas segundo os preceitos da crença judaica que remonta uma tradição de 5 mil anos. A rigorosa dieta do povo judeu restringe certos tipos de alimentos, que são denominados trefá, como carne suína, peixes de couro, camarões, mariscos, ostras, caranguejos, lagostas e ovos com mancha de sangue. 

A combinação entre diversas iguarias em uma única refeição (não é permitido comer carnes com laticínios), a forma de preparo do alimento e a limpeza da louça, também devem seguir as normas impostas pela Torá e pelo Talmud, sob a supervisão minuciosa de um sacerdote (o rabino), para enfim receber o selo kasher (em hebraico, significa “puro” ou “próprio”).

Vinho & Matzoh: Fundamentais para o Pessach 
Durante o Pessach (a Páscoa judaíca) a restrinção torna-se ainda mais criteriosa, já que qualquer alimento chametz é proíbido, isto é, iguarias que contenham como ingrediente grãos de trigo, centeio, cevada, aveia ou espelta (os quais estão sujeitos a um processo de fermentação quando em contato com a água).

"Comereis pão sem fermento (matzá ou matzoh) durante sete dias. Logo ao primeiro dia tirareis de vossas casas o fermento, pois quem comer pão fermentado (chametz), desde o primeiro dia até o sétimo, será cortado da assembléia de Israel" (Êxodo 12:15)

Contudo, para os judeus asquenazim (judeus ocidentais) a definição da palavra chametz vai além do que citei, outros grãos, como o arroz, o feijão, o milho, as ervilhas e as lentilhas também são vetados na referida festividade.

Há ainda a preocupação quanto à prevenção de determinados tipos de doenças relacionadas com a alimentação, neste quesito as regras são determinadas pelo Código da Lei Judaíca, o Schulchan Aruch.

1 comentários:

marisa mendes disse...

Hoje foi a ultima noite de Pesach! Nem da mais pra te desejar Chag Sameach :D
O vinho de Pesach eh mais doce que o normal. Bons tempos... Beijos.
(obs: matzot eh o plural).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...