Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Decanter: Um Adorno Funcional

O decanter é o recipiente pelo qual se faz a decantação do vinho tinto, isto é, o processo de aeração ou separação de sedimentos depositados no fundo da garrafa. Geralmente o decanter possui o formato de uma garrafa ou jarro de cristal, com estética atraente, fundo largo e abertura estreita, um objeto que não pode faltar para um aficionado em vinho tinto.

Nem todos os vinhos tintos precisam de decantação, apenas os vinhos jovens e tânicos (para suavizar a aspereza do paladar), e vinhos envelhecidos (com mais de oito anos), nos quais seja necessário separar as partículas sólidas que ficam sedimentadas no fundo da garrafa.

Normalmente a decantação é realizada em vinhos Bordeaux, Barolos, Rhônes e alguns Cabernet. Se resolver fazê-lo, deixe a garrafa de vinho em posição vertical por alguns dias e utilize uma vela ou lanterna para visualizar a transparência do líquido após despejá-lo no decanter.

Decanter com design de bocal em chuveiro

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...