Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Itália: Andiamo a Mangiare

Roma, simplesmente magnífica
Graças a nomes marcantes como Galileu Galilei, Cristovão Colombo, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Enzo Ferrari, Dante Alighieri, Federico Fellini, Filippo Brunelleschi, Nicolau Maquiavel, Marco Pólo e Sandro Botticelli, a Itália contagia o mundo com arte, ciência, cultura e uma genialidade ímpar. 

Revela também um povo que irradia alegria e carisma, que tem por hábito falar alto e gesticular com as mãos como forma de expressar sentimentos. Dividida em vinte regiões abastadas de riquezas gastronômicas, a Itália oferece uma culinária diversificada, arraigada às tradições de seus colonizadores e invasores. 

Val d'Orcia na ensolarada Toscana
A cozinha italiana é o baluarte do comer bem na Europa, sagrou-se da paixão de uma nação dedicada à boa mesa, o que resultou na transformação de ingredientes frescos e selecionados, em verdadeiros banquetes de sabor inigualável.

A medieval Florença
As veias italianas sem dúvida vertem vinho, com o legado etrusco e grego, a Itália tornou-se uma grande vinícola ininterrupta por mais de 2.500 anos, graças a um magnífico terroir que lhe conferiu a denominação de Enotria (do grego, “terra da videira”).

O romântico cair da noite no Grande Canal de Veneza
Da Roma Antiga (753 a.C.) à Itália contemporânea, recebemos como herança: pizzas, pães, queijos, embutidos, antepastos, massas, molhos, assados, risotos, sorvetes, vinhos (Barolo, Barbera, Brunello di Montalcino, Chianti, Marsala e Vin Santo) e uma deliciosa cozinha mediterrânea dentre outras especialidades. 

Manarola, uma cidade construída no penhasco na Riviera da Ligúria
Uma autêntica experiência italiana consiste em sentar-se à mesa de uma típica família ítala, e participar de um longo ritual gastronômico, composto por Antipasti, Insalate (verdure e contorni), Primi Piatti (pasta e riso), Secondi Piatti (carne, pesce e pollo) e Dolci. Haja espaço no  estômago para todas essas etapas gastronômicas, afinal, entregar-se ao lema italiano “mangia che te fa bene” são para os bons de garfo! 

1 comentários:

vivi disse...

Nossa, que fotos lindas!!! Adorei essa matéria sobre a Itália, eu, que adoro comer e tomar vinho!!!!! Fiquei morrendo de vontade de ir a
todos esses lugares!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...