Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alagoas: Paraíso das Águas

Anoitecendo na orla de Maceió
O Estado de Alagoas é uma dádiva divina a humanidade, um paraíso na Terra repleto de lagoas cristalinas, verdes manguezais, rios majestosos, piscinas naturais (conhecidas como “galés”), imponentes formações rochosas, praias exuberantes e um clima acalentador, reinado pelo astro-rei o ano inteiro. 

A riqueza histórica está presente em municípios como Penedo (com suas igrejas seculares desde 1614), Marechal Deodoro (com antigos casarões, igrejas barrocas e museus), União dos Palmares (abrigando o símbolo da luta contra escravidão, o Quilombo dos Palmares de Zumbi) e a pequena Piaçabuçu (com sua escadaria de lavadeira). 

O verde-esmeralda das águas do Rio São Francisco em Piaçabuçu
Apesar de tantas belezas, o litoral continua sendo a grande atração alagoana, a citar a Costa dos Corais (a segunda maior barreira de corais do mundo), a Praia do Carro Quebrado (ótima para o passeio de off-road), a Praia do Francês (a mais famosa de Alagoas, ideal para a prática do surf), a Praia do Gunga (uma das mais bonitas do Brasil) e São Miguel dos Milagres (para quem busca praias desertas com coqueiros e águas azul turquesas). 

Japaratinga
Maceió, a capital do Estado, harmoniza o belo e o urbano com excelência, graças a uma infra-estrutura enfartada de hotéis, pousadas e restaurantes. 

Praia do Gunga
A cozinha alagoana é alicerçada nos frutos do mar, dos rios, das lagoas e dos coqueirais, presentes em pratos como a Caldeirada de Frutos do Mar, o Camarão de Cueca e o Sururu de Capote. A massa puba (ou carimã) é outra iguaria muito consumida no Estado, ingrediente fundamental do Beiju de Massa Puba e do Mingaupitinga.

Lagoa Manguaba em Marechal Deodoro
Além das belezas naturais, gastronômicas e históricas, o povo alagoano tem orgulho de seus ilustres conterrâneos, a citar o escritor Graciliano Ramos, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, o músico Djavan, o militar Marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro Presidente do Brasil), o jurista Pontes de Miranda, o escritor Jorge de Lima, o músico Hermeto Paschoal e o cineasta Cacá Diegues.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...