Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Etiqueta do Convite: 20 Dicas Essenciais

O evento em si é sem margem de dúvida o principal foco de em encontro social, mas não podemos nos esquecer do ato de convidar, pois quando feito de maneira incorreta, pode ofuscar a ocasião e até causar dissabores aos convidados.

Ninguém gosta de sentar à mesa com uma pessoa desagradável ou que não lhe tem afinidade, sendo assim, tome cuidado para não misturar “tribos” e tornar seu evento um fiasco. Por isso é preciso que o anfitrião tenha tato e sensibilidade para organizar uma lista de convidados, bem como para efetuar os convites.

Pensando nesses pontos, criei uma pequena lista contendo regras essenciais para você ser bem sucedido em seu evento, mas sinceramente acredito que poucas pessoas utilizarão as dicas abaixo, já que o hábito de receber está se perdendo com o tempo, resultado da natureza individualista da sociedade contemporânea.


20 DICAS ESSENCIAIS DE COMO CONVIDAR COM ETIQUETA
  1. Jamais convidamos uma pessoa casada ou compromissada sem seu respectivo companheiro (a).
  2. Jamais convide alguém próximo de pessoas que não façam parte de sua lista de convidados.
  3. Mencione a cada convidado os nomes dos demais convidados que participarão do evento.
  4. Sinta-se desobrigado de repetir o convite para aquelas pessoas que nunca os retribuem.
  5. Não convide casais separados que não mantenham um bom relacionamento.
  6. O convite deve ser feito com certa antecedência do evento.
  7. Havendo um convidado de honra, mencione no convite ou durante o ato.
  8. Se o evento recepcionar alguém importante, não exagere nos convidados.
  9. Não convide rivais políticos ou religiosos para uma mesma festa.
  10. Anfitriã apenas convida mulheres, jamais homens.
  11. Não convide pessoas que recusaram por duas vezes consecutivas o vosso convite (desde que não haja um motivo satisfatório).
  12. Analise o perfil individual e coletivo dos convidados, a fim de evitar incompatibilidades e situações constrangedoras.
  13. Nos convites impressos, o nome do marido precede o da esposa.
  14. A expressão “prazer” deve ser usada para convites informais ou quando autoridades convidam pessoas de hierarquia inferior à sua (“... tem o prazer de receber”).
  15. A expressão “honra” deve ser usada para convidar alguém de hierarquia igual ou superior à sua (“... tem a honra de convidar”).
  16. O convite telefônico apenas não é aceito em jantares de cerimônia e eventos com grande número de convidados.
  17. Convite de última hora será apenas em eventos improvisados ou com amigos íntimos. Em regra geral o convite deverá ser feito com 10 dias de antecedência (para jantares formais, noivados, bodas e casamentos, a regra determina de 20 a 40 dias).
  18. R.S.V.P significa “Répondez S’il Vous Plait” (responder, por favor). Deverá ficar na parte inferior, à esquerda, seguida do número de telefone e da data de confirmação.
  19. Regrets Only significa que o pedido de resposta é apenas para o não-comparecimento. A expressão deverá ser seguida do número telefônico.
  20. Convite por e-mail é extremamente válido nos dias atuais, contudo, certifique-se que todos os convidados acessem regularmente suas caixas eletrônicas.

1 comentários:

Anônimo disse...

"Não convide rivais políticos ou religiosos para uma mesma festa."

Pior ainda se tiverem que ficar na mesma mesa hahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...