Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 31 de julho de 2011

A Filosofia Chopper

Dennis Hopper e Peter Fonda no filme Easy Rider de 1969
Na cultura custom, o estilo chopper é sem dúvida o mais reverenciado em meio às ramificações existentes (bobber, cafe racer, cruiser, rat bike).

Graças a iniciativa da Harley Davidson e ao filme Easy Rider (Sem Destino) de 1969, trazendo Peter Fonda em sua patriótica Panhead apelidada de Capitão América (criada por Cliff Vaughs), que as chopper tornaram-se símbolos de uma vida desregrada que anseia por liberdade e personalidade.

A origem do conceito chopper remonta à década de 1930, período em que surgiram as primeiras motocicletas personalizadas, denominadas bobber. Posteriormente o radicalismo e o espírito “outlaw” tomaria conta dos motociclistas ao criarem as rat bike (motos bem surradas, oxidadas e às vezes remendadas), mas seria após a Segunda Guerra Mundial, na Califórnia de 1950, que a excentricidade das chopper arrebataria fieis admiradores.

O desenho harmônico da "Springer Bike" de Bill Steele
O precursor dessa tendência mundial foi o mecânico Ed Roth, que deu vida às primeiras Harley sem suspensão traseira, com garfos e guidões maiores.

A bela "Dallas Cowboys Charity Raffle Bike" criada por Rick Fairless
O termo chopper ("cortar" em inglês) vem da ideia de retirar tudo que é desnecessário ou ordinário na moto e substituir por partes mais ousadas, como o longo garfo dianteiro e famoso guidão alto, conhecido pelos brasileiros como "seca-sovaco".

O design da "Smoothness Chopper" de Arlen Ness é inspirado no Bugatti
As low rider com motores situados a poucos centímetros do chão também estão inseridas na família chopper.

"The Bravest" do designer Cyril Huze tem peças de veiculos do corpo de bombeiros
Basicamente até a década de 1980 o conceito chopper existia apenas em solo norte-americano, mas foi a partir de 1990 que as motos custom ganharam nuances mais artísticos, nas talentosas mãos de Arlen Ness, Bill Steele, Cyril Huze, Jesse James, Paul Teutul (o bigodudo do American Chopper), Rick Fairless e do japonês Chicazawa

Paul Teutul e a família American Chopper (Orange County Choppers)
O que era antes exclusividade dos bandoleiros do asfalto, hoje, vemos nas garagens de dentistas, médicos, advogados, corretores da bolsa valores, executivos e celebridades (basta ter dinheiro e pagar pelas modificações que você poderá ter uma).

Chopper and Babes: a perfeita simbiose

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...