Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Kriek: A Cerveja de Cereja

A adição de frutas em cervejas é algo totalmente atípico no mundo dos fermentados. 

Aqui mesmo no Brasil temos o chope de banana, uma invenção tropical comercializada no bar carioca Banana Jack, localizado em Ipanema, Rio de Janeiro.

Agora, se você procura tradição entre as cervejas de frutas, sem dúvida a Bélgica é a melhor fonte, especificamente Bruxelas com sua deliciosa Kriek (pronuncia-se “criqui”).

Em sua fabricação são adicionadas cerejas frescas, que produzem uma fermentação ácida na cerveja já pronta. Então, a fruta se dissolve na cerveja, e a levedura remanescente transforma a frutose em álcool.

O processo revela certa simbiose com a vinificação, sendo assim, o resultado é de uma cerveja mais próxima do vinho, envelhecida em tonéis de carvalho, escura e saborosa. Entre as mais apreciadas estão a Cantillon Kriek, a Timmermans Kriek, a Kriek Boon, a Hanssens Kriek, a 3 Fonteinen e a Belle-Vue Kriek.

2comentários:

Raqueldisse...

Muito interessante seu blog. Estou seguindo :}
Beijos!
http://raqueltemblog.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigado Raquel! Estou seguindo o seu também!

Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...