Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

New England Clam Chowder

A chowder é uma especialidade da costa leste dos Estados Unidos, similar ao bisque quanto a seu principal ingrediente (frutos do mar). Sua denominação deriva do termo chaudière, uma espécie de caldeirada francesa.

Acredita-se que a origem desta saborosa sopa de vôngole remonta a fusão de duas culturas, a indígena norte-americana e a francesa. Sirva-a acompanhada com fatias pão e de um Sauvignon Blanc.

Rendimento: 04 pessoas

Ingredientes
  • 1 kg de vôngoles nas conchas
  • 04 xícaras (chá) de água (aproximadamente 1 litro)
  • 02 xícaras (chá) de creme de leite fresco 
  • 02 batatas médias cortadas em cubinhos
  • 01 cebola média bem picada
  • 02 dentes de alho bem picados
  • 03 colheres (sopa) de manteiga (60 g)
  • 02 colheres (sopa) de farinha de trigo (15 g)
  • Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
  1. Em água corrente, esfregue bem as conchas dos vôngoles com uma escova e descarte as que estiverem abertas. Coloque os vôngoles em uma panela com água e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, reduza a chama e deixe cozinhar devagar por 10 minutos, ou até as conchas abrirem.
  2. Retire as conchas com uma escumadeira e descarte as que estiverem fechadas. Guarde o caldo em um recipiente, deixando-o descansar para que, se houver, esta assente no fundo.
  3. Retire os vôngoles das conchas , pique-os e cubra-os com uma porção do caldo. Reserva na geladeira até o momento de usar.
  4. Em uma panela, aqueça a manteiga para refogar a cebola e o alho até ficarem transparentes. Adicione a farinha de trigo e cozinhe por 2 minutos, mexendo constantemente para não queimar. Vá acrescentando o caldo aquecido aos poucos, sem parar de mexer até ferver. Descarte a areia que se depositou no fundo do caldo reservado.
  5. Agregue as batatas, tampe a panela e cozinhe em fogo brando por cerca de 30 minutos, ou até que as batatas estejam cozidas.
  6. Adicione os vôngoles à sopa e o creme de leite fresco previamente aquecido. Tempere com sal marinho, pimenta-do-reino moída e sirva em seguida.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...