Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estados Unidos: Gastronomia Além do Hot Dog

150 milhões de hot dogs são consumidos em 4 de Julho
Pensar na gastronomia norte-americana é logo vir à mente suculentos hambúrgueres e deliciosos cachorros-quentes, provenientes do criticado movimento fast food (desde 1950) e da massificação promulgada pela indústria alimentícia. 

Entretanto, apesar do questionável valor nutricional desses alimentos, é um engodo rotular a tradicional cozinha americana nesta concepção banalizada, propagada pelo voraz marketing do consumo, que simplesmente a denominou de American Food

O exacerbado patriotismo americano permitiu a invasão de suas fronteiras para a contribuição de diferentes culturas, que vieram enriquecer e criar estilos particulares, como o delicioso Barbecue (B-B-Q) sulista; a culinária Cajun, oriunda dos imigrantes franceses estabelecidos na região nordeste da América do Norte, também conhecidos como acadianos; a culinária Tex-Mex, originária da fusão dos hábitos rancheiros texanos e mexicanos; e a cozinha Creola, influenciada principalmente pelos africanos, espanhóis, franceses e aborígenes caribenhos. 

O hambúrguer é uma herança alemã
A culinária anglo-saxônica, alemã, indígena, italiana, holandesa, chinesa e russa foi da mesma maneira crucial para a formação dos sabores que conhecemos atualmente na terra do Tio Sam.

No Brasil, o feijão é o grão que nos simboliza, mas nos EUA o que predomina é sem dúvida o milho, responsável por 60% da produção mundial e pelo abastecimento da pecuária norte-americana (os cereais matinais agradecem). 

Patentes americanas como a Coca-Cola, MacDonald’s, Hershey’s, Jack Daniel’s whiskey, T.G.I. Friday's, Pizza Hut, KFC (Kentucky Fried Chicken), Pringles, Starbucks, Subway, Dunkin' Donuts, Hellmann's, Kellogg’s, Budweiser, as sopas Campbell’s e o catchup Heinz, são exemplos de poderosos ícones alimentícios que revolucionaram o mundo contemporâneo, estabelecendo novos ditames para as céleres megalópes.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...