Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Rioja

Tempranillo: A principal uva do Rioja
O Rioja (pronuncia-se "riôrra") é de longe o vinho tinto nativo mais apreciado em toda a Espanha

Produzido em autênticas bodegas (vinícolas espanholas) na região homônima a nordeste do país, o Rioja leva em sua composição uma mistura de cepas, geralmente tendo como base a uva Tempranillo (tempranyio).

O paladar de um vinho Rioja condiz muito com as subzonas (áreas de diferentes terroir) em que são provenientes e logicamente com as uvas agregadas em seu preparo, podendo variar entre a Grenache (Garnacha), a Mazuelo (Carignan) e Graciano.

O vinho é moderadamente encorpado, com baixo teor de tanino e aroma abaunilhado, remetendo algumas vezes a condimentos. 

As safras envelhecidas em menos de dois anos recebem a denominação de crianza e partir de três anos são agraciadas com o título de reserva, podendo chegar a gran reserva se ultrapassar cinco anos. 

Um Rioja crianza por exemplo, harmoniza muito bem com Bacalhau à Doré, Steak au Poivre Vert e pratos compostos por embutidos.

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...