Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gil Elvgren: O Mestre das Pin-Ups

Roxanne (1960)
As glamourosas pin-ups da metade do século XX só chegaram ao auge da beleza nas ilustrações do renomado artista norte-americano Gil Elvgren (1914-1980).

E quando penso em pin-ups logo minha mente se farta de sinônimos, como: hot rods, rock'n'roll, american diner, milk-shake, Hollywood (50's) e motocicletas Harley-Davidson.

Que a verdade seja dita, Elvgren é o mestre dos mestres quando nos referimos a calendários de pin-ups e a arte publicitária das décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960.

Obviamente estaria sendo injusto em excluir talentos como Alberto Vargas, Earl Moran, George Petty, Rolf Armstrong, Joyce Ballantyne e Zoe Mozert, mas ao falarmos das criações do Sr. Gillette Elvgren, descreveremos obras que beiram a perfeição.

The Right Touch (1958)
Foram mais de 40 anos de carreira, sendo que quase 30 anos dedicados a Brown & Bigelow, uma empresa de St. Paul, Minnesota, responsável pela produção dos lendários calendários de pin-ups que tanto nos fazem babar até hoje.

Upsetting Upset (1969)
Não obstante, os 25 anos destinados aos trabalhos publicitários com a Coca-Cola, em grande parte do tempo, elaborando anúncios que retratavam o confortável estilo de vida norte-americano no atribulado período da Segunda Guerra Mundial. Sem dúvida ver um cartaz com uma bela pin-up deveria ser um refrigério incentivador para os soldados entrincheirados, que estariam ansiosos em retornar ao "doce sonho americano".

Pleasant to Si (1969)
O contrato de exclusividade com a Brown & Bigelow viria a ser formalizado em 1944, e o artista receberia em média 1.000 dólares por quadro, o que totalizaria cerca de 24.000 dólares de ganho ao ano, um valor astronômico para aquela época.

I'm Happy Medium: And Find Out How the Future Looks (1947) 
Ainda dentro do campo publicitário, não posso deixar de mencionar os fabulosos trabalhos com Orange Crush, Sealy Mattress, Schilitz Beer, General Electric, Good Housekeeping, Sylvania e NAPA Auto Parts.

Just For You: Sand Witch (1961)
As melhores obras do artista foram inspiradas na estética vintage de Myrna Hansen, Janet Rae, Donna Reed, Arlene Dahl, Barbara Hale e Kim Novak, suas principais modelos.

Cold Feed: Cold Front (1958)
Quando não estava pintando quadros de pin-ups na Flórida, Elvgren ocupava-se com trabalhos em importantes revistas, como: Cosmopolitan, McCall's, Redbook, Woman's Home Companion e The Saturday Evening Post.

Who, Me: Hard to Suit (1952)
A Taschen Publishing tem um excelente livro publicado com 98% do acervo do artista, chamado “Gil Elvgren: The Complete Pin-Ups”, escrito por Charles G. Martignette e Louis K. Meisel. São mais de 500 pin-ups e pinturas publicitárias criadas entre 1937 a 1972, uma edição que todo amante da boa arte tem o dever de possuir.

Red, White And Blue (1966)
Não sei se os amigos da Taverna do Peregrino recordam-se que na playlist "Provocação" aqui no blog foi utilizada como ilustração uma obra de Elvgren. O fato é que sou um fã incondicional do artista como podem perceber, e quisera eu ter uma parcela de seu talento, mas não posso reclamar, já que tenho ao meu lado uma linda pin-up ruiva.

What's Sarong With This? (1946)

1 comentários:

vivi disse...

Eu sempre tive livros, quadros, sacolas, porta-jóias e camisetas com pin-ups, porque as acho lindas, pra mim elas passam a idéias de uma sensualidde natural, inocente, além do corpinho perfeito e, ser considerada uma linda pin-up pelo namorado só pode ser o máximo!!!!! Fiquei muito feliz, amor!!!! Mil beijos!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...