Se não fosse a genialidade criativa de Lloyd Loar e Adolph Rickenbacker, provavelmente os shows de rock ‘n’ roll em grandes estádios, seriam reduzidos a meras apresentações acústicas para pequenos grupos de pessoas.
Realmente um violão leva certa desvantagem se comparado a uma vigorosa percussão ou ao som de metais estridentes.
O primeiro passo para a mudança ocorreu em 1924, quando um engenheiro chamado Lloyd Loar, desenvolveu a ideia do captador magnético num momento laboral na fábrica de violões Gibson.
Em um mundo de pessoas visionárias o dispositivo seria no mínimo curioso, mas para a ingerência da Gibson não surtiu interesse.
O futuro começou a tomar forma apenas em 1931, graças ao surgimento da primeira guitarra elétrica, a Frying Pan (frigideira) de Adolph Rickenbacker.
Produzida em alumínio fundido, corpo de madeira e equipada com um grande captador magnético, a Frying Pan foi criada originalmente para tocar músicas havaianas.
A adesão às melhorias do tradicional violão, só alcançaria resultado no final da década de 1930, nas mãos de talentosos artistas do jazz, como Charlie Christian.
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