O Circo (Aécio) |
A gigante tenda listrada em cores distintas; o cheiro de palha misturado com maçã do amor e pipoca salgada; e a pitoresca música entoada pelo rufar dos tambores, anunciam que o picadeiro aguarda seu público, com fabulosos espetáculos que tanto nos fazem sonhar.
Segundo a história conta, o circo apareceu no Egito Antigo com as primeiras exposições de animais exóticos capturados nas incursões militares em terras estrangeiras. Aprimorou-se no bulício do Império Romano, tornando-se itinerante nas caravanas ciganas pela Europa.
The Circus Horse (Marc Chagall) |
Em 1874, no Circo Elias de Castro apresentava-se o primeiro palhaço brasileiro, José Manoel Ferreira da Silva, conhecido como Polydoro.
E por falar nesse personagem de cara pintada e roupa engraçada, não poderia deixar de fora o mais famoso, o palhaço Arrelia. Waldemar Seyssel (1905-2005) nasceu no Paraná, era advogado de formação e com carreira de malabarista iniciada no Circo Casali. Em 1922 a profissão como palhaço se concretizaria e a partir de 1953 assumiria por 20 anos o programa televisivo “Cirquinho do Arrelia”.
Em 10 de dezembro comemora-se o Dia do Palhaço |