Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 17 de março de 2011

São Paulo: Terra de Boa Comida e Bons Passeios

Vista do Terraço Itália (o melhor mirante urbano de São Paulo)
Chamada carinhosamente de “terra da garoa”, a capital homônima do Estado de São Paulo (fundado em 1554), é considerada a quarta maior metrópole do mundo e ostenta o título de sede mundial da gastronomia. 

Basta sair pelas ruas para fartar-se com incontáveis restaurantes e bares multiculturais, contudo, a terra de Cândido Portinari e de Monteiro Lobato possui identidade gastronômica própria, preponderada pelo espírito bandeirante, tropeiro, caipira e caiçara. 

Graças à influência dos imigrantes italianos e ao peculiar toque paulistano, originou-se a famosa pizza paulistana, cujo sabor é incomparável, tornando-se tradição na intensa vida noturna da cidade. A capital de São Paulo tem orgulho de sua noite, por ser uma das poucas cidades com grande variedade de estabelecimentos funcionando 24 horas, sete dias por semana.

O Parque Ibirapuera na época natalina
O imponente Mercado Municipal Paulistano (ou Mercadão) é o símbolo gourmet da megalópe, movimentando diariamente 350 toneladas de alimento e uma média de 14 mil visitantes.

Mercado Municipal (sanduíche de mortadela, hummmm)


Adentrar no temático bairro da Liberdade é transpor a fronteira entre o ocidente e o oriente, onde ruas são iluminadas por lanternas suzuranto, revelando típicas mercearias e deliciosos restaurantes japoneses, chineses e coreanos. Longe desse bulício, o viajante rumo ao interior encontrará o Circuito das Águas Paulistas (Amparo, Águas de Lindóia, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro), com relaxantes estâncias hidrominerais e uma gastronomia ímpar. 

Casas de Pescadores na Rua do Porto em Piracicaba
Apesar da vasta diversidade gastronômica, não deixe de experimentar pratos locais, como o cuscuz paulista, o feijão-tropeiro, o azul marinho, o bauru, o virado à paulista, o brigadeiro, o bolo de São João, os pastéis de feira e as pamonhas de Piracicaba, quem sabe ao som de uma moda de viola.

São nas romarias (peregrinação religiosa) e na festa junina que o hábito alimentar do católico paulista se converge às indumentárias e ao sincretismo religioso.

Ponte Octavio Frias de Oliveira (popularmente conhecida como Ponte Estaiada)
Não é por menos que todo imigrante tem orgulho de São Paulo, isso inclui minha família que é oriunda de Modena na Itália

Catedral da Sé ao pôr do sol
Confesso que minha terra natal não é perfeita, há muito que mudar aqui: poluição, trânsito caótico, urbanismo desarmônico e a terrível desigualdade social, entretanto, quem reside aqui vivencia de uma experiência única, onde culturas diferentes se encontram, convivendo em perfeita harmonia. 

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...