Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Etiqueta à Mesa

A pasta (macarrão) deve ser enrolada com um garfo e uma colher

Algumas regras todos já sabem, mas de qualquer forma é bom rever certas normas de postura uma vez que a educação de uma pessoa é medida à mesa. 

Na listagem abaixo coloquei o que é imperdoável, a dita gafe ou falta grave numa mesa, independente da recepção ou ocasião, porém, como toda regra há exceções que podem ser toleráveis.

20 REGRAS DE ETIQUETA À MESA

  1. Jamais apoie os cotovelos na mesa, pois, o que se apoia são os punhos.
  2. Ao sentar-se, mantenha uma postura elegante e ereta. Não sente-se abruptamente ou cruze as pernas.
  3. O guardanapo de tecido deve ser aberto apenas ao meio. Posteriormente coloque-o sobre o colo. Use-o antes e depois de beber um líquido. Ao terminar a refeição, deixe-o discretamente à esquerda de seu prato na mesa, não sendo necessário dobrá-lo.
  4. Quando estiver comendo, conserve os braços e os cotovelos junto ao corpo o mais rente possível.
  5. A mastigação do alimento deve ser discreta, sem ruídos e de boca fechada.  Nunca inicie uma conversa de boca cheia.
  6. Haja com tranquilidade na mesa, não dê mostras de sofreguidão ou impaciência.
  7. Se beberes sopa quente, não sopre para esfriá-la, tão pouco faça ruído ao tomá-la. No uso da colher, toma-se o líquido pela borda lateral e nunca pela ponta. A sopa não se repete.
  8. Não se corta o pão com a faca (principalmente em tradicionais refeições italianas). O pão é degustado em pedacinhos, partido com as mãos. Raspar o prato com o pão é imperdoável, contudo, numa cantina italiana é permitido na entrada esfregar um pequeno pedaço de pão no azeite de oliva do prato.
  9. É muito deselegante comentários do que você aprecia comer ou não comer, antes ou depois de uma refeição para a qual foi convidado. Evite más interpretações de terceiros, como a impressão de que o almoço ou jantar não lhe satisfez.
  10. Não se corta com a faca: pasta (macarrão), batatas cozidas, folhas (salada), tortas moles ou qualquer alimento que poderá ser cortado, enrolado ou embrulhado com o próprio garfo.
  11. Os talheres de carne e peixe não devem ser trocados. Se perceber que em algum almoço ou jantar não tenha talheres adequados, não cometa uma "gafe" perguntando por eles.
  12. A faca de peixe como alguns já sabem, não possui corte, sendo assim é utilizada apenas para separar os espinhos do peixe, à medida que se come.
  13. Não descanse a faca ou o garfo sobre a mesa quando estiver comendo. Quando utilizar apenas o garfo, a faca deverá descansar sobre a parte superior do prato.
  14. Não cruze os talheres após o término da refeição. Coloque o garfo e a faca unidos paralelamente com os cabos voltados para a direita, o garfo com os dentes para cima e a faca com a lâmina voltada para você.
  15. No caso de deixar cair a faca, o garfo ou a colher, não se mostre embaraçado e não procure apanhá-los, A copeira ou o garçom encarregar-se-ão de substituí-los.
  16. Em um jantar privado, não se recusa comida. O bom senso do anfitrião será de antemão saber as restrições alimentares dos convidados.
  17. Não se esqueça de conversar com as pessoas ao seu lado na mesa.
  18. Numa conversa à mesa, jamais faça alusão a doenças, tragédias ou assuntos que provoquem discussões.
  19. Não cochiche com seu par à mesa, nem prolongue uma conversa com quem está distante de você, ignorando quem está à sua volta.
  20. Nunca peça a receita ou elogie de maneira insistente o que está sendo servido (claro que se for um ambiente com todas as pessoas muito amigas, essa regra é flexível).

2comentários:

Unknowndisse...

Genghis ,amei o blog. Super criativo e instrutivo. Parabens,vvai bombar kkk amei as dicas. Bjinhos Sol

Anônimo disse...

Obrigado e seja bem vinda! Espero que realmente aconteça isso, a identidade do blog é essa, matérias que não saem de moda, atemporais. Se puder traga os amigos! Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...