Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 24 de julho de 2011

Espanha: Entre Tapas, Castanholas & Olés!

Apresentação de flamenco em Sevilha
Durante muitos séculos a Espanha de Gaudi, Velásquez, Goya e Dalí, é soberana de uma privilegiada localização que reluz beleza, fato este que despertou a cobiça de muitos povos. 

A influência multicultural proveniente da romanização na Península Ibérica (218 a.C. - 201 a.C.), agregado as incursões germânicas (409 d.C.) e as invasões mouras no século VIII, marcou por definitivo a gastronomia na terra natal de Pablo Picasso, tornando-a forte como o frenético tamborilar do flamenco no tablado. 
Castelo de Alcazar na Segovia
De conquistado converteu-se em conquistador, ocupando a posição de desbravador das Américas e Antilhas, o que resultou na inevitável dissipação dos hábitos alimentícios espanhóis, exercendo grande contribuição na culinária creola

A agitada e ensolarada  Ibiza
Conhecer a cozinha espanhola é simular uma peregrinação pelo longo caminho de Santiago de Compostela, onde a constituição física é necessária para concluir cada etapa da jornada, pois, degustar típicas tapas nas tabernas de Aragão, lambuzar-se com deliciosos churros após uma tourada em Madri, descobrir os deliciosos cuchifritos na obra literária “Dom Quixote de La Mancha”, fartar-se de um suculento jamón de Extremadura, bebericar excelentes vinhos em La Rioja ou saborear a famosa paella em Valência, não é galgar nem a metade da trajetória desta nobre e expressiva cultura.

A Sagrada Família em Barcelona

5comentários:

Anônimo disse...

Espanha... engraçado que de uns tempos pra ca, virou meio que modinha odiar a Espanha por causa das touradas rsrs

E a Espanha nos ultimos anos esta muito bom em esportes, e nao é só do futebol não, é de tudo !!!

Anônimo disse...

O problema é que a maioria das pessoas tendem a limitar a cultura de um país com meia dúzia de atrações, e a Espanha é muito rica e bonita.

Anônimo disse...

EXATAMENTE

É como no Brasil que muitos acham que só se resume a Funk Carioca e esquece de conhecer o resto.

Maira disse...

Oi, achei seu blog por acaso e vim dar uma fuçada.

Por acaso encontrei um post sobre o país em que vivo agora e achei umas incoerências no seu texto. Primeiro, a Espanha nunca foi colonizada por germânicos. Isso é coisa de Wikipedia bem mal informada :)

Eles tiveram influências romanas, celtas, gregas e mouras. Outro detalhe: "alcázar", em espanhol, é "castelo". Então chamar de Castelo de Alcázar é uma redundância.

De resto, não tem como falar mal de algo que fala bem dessa terra maravilhosa.

Bjs!

Anônimo disse...

Oi Maira (ou srta. "por acaso"), obrigado por expressar seu ponto de vista, mesmo que ausente de fundamento histórico. Sugiro consultar um bom livro de história para tirar suas dúvidas a respeito das invasões germânicas (visigodos) no período de declínio do domínio Romano na Europa (isso incluí a Espanha). E só para salientar, incursão não significa colonização, são coisas distintas.

A palavra "castelo" em espanhol no sentido latu sensu é "castillo", portanto, para fazer uma boa tradução ante aos muitos dialetos existentes no idioma espanhol, utilizo uma forma simplificada de explicação em português, haja vista que não pretendo ser pedante ou estudioso da semântica de uma palavra, como assim, você tentou fazer.

O importante é passar o recado para os leitores assíduos do blog, e aos pseudos eruditos e cultos, deixo o convite para criar algo melhor do que fiz.

Beijo e fique a vontade para navegar por outras postagens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...