Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 28 de agosto de 2011

Os 10 Maiores Retrô-Hits do Pop-Rock Brasileiro

A seleção dessas músicas não se trata meramente de um gosto pessoal, mas de uma escolha baseada no termômetro radiofônico do inicio da década de 80, período que antecedeu nossa atual Constituição Brasileira. Muita bizarrice se oculta em alguns sucessos, contudo, não podemos negar que tais composições marcaram uma geração, seja pelo ritmo temporal ou pela moda evocada por seus interpretes.

VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR (BLITZ)
Em 1982, surge o primeiro hit da banda carioca "Você Não Soube Me Amar", faixa do álbum "As Aventuras da Blitz". A Blitz foi o pontapé inicial para inúmeras bandas do rock nacional, uma vez que seu estilo descontraído e sucesso promissor corroboraram para as gravadoras e rádios abrirem suas portas. 

BEAT ACELERADO (METRÔ)
O grupo paulistano Metrô foi a resposta brasileira para o movimento new wave cultuado em todo o ocidente, mérito da vocalista Virginie e do álbum "Olhar" de 1985.

URSINHO BLAU BLAU (ABSYNTHO)
Entoada pelo vocalista Sylvinho, a pegajosa e alegre música “Ursinho Blau Blau” conquistaria em 1983 as rádios e gosto popular brasileiro. Trata-se de uma das canções mais kitsch do pop-rock nacional.

MENINA VENENO (RITCHIE)
O anasalado sotaque britânico do cantor Ritchie revelava um quarto com abajur cor de carne, lençol azul e cortina de seda, de longe uma decoração brega de motel, mas para o álbum de 1983 seria sucesso garantido.

EVA (RÁDIO TÁXI)
Quando o iminente risco de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética era algo preocupante, os cariocas da banda Rádio Táxi anunciaríam o fim da humanidade na Terra em 1983, com seu memorável hit “Eva”.

EU SOU FREE (SEMPRE LIVRE)
A banda de new wave formada apenas por mulheres, lançaria em 1984 seu hit mais icônico "Eu Sou Free" do álbum "Avião de Combate". O grupo carioca logo mostraria que a busca feminina por liberdade iria muito além do absorvente.  

SÓ PRO MEU PRAZER (HERÓIS DA RESISTÊNCIA)
Após a saída do Kid Abelha, Leoni e seus Heróis da Resistência lançariam em 1986, um álbum homônimo responsável por abrigar a balada roqueira “Só Pro Meu Prazer".

AGORA EU SEI (ZERO)
Em 1985 uma banda de rock pós-punk chamada Zero solidificaria sua carreira com o sucesso "Agora Eu Sei" do álbum "Passos no Escuro". O dueto de Guilherme Isnard com Paulo Ricardo rendeu boa projeção para a música.

NÓS VAMOS INVANDIR SUA PRAIA (ULTRAJE A RIGOR)
A bem humorada banda paulista de Roger Rocha Moreira invadiu o cenário musical e o moldou drasticamente, emplacando em 1985, um álbum repleto de sucessos criativos: "Nós Vamos Invadir Sua Praia".

COMO UMA ONDA (LULU SANTOS)
Em 1983 o grande sucesso do zen-surfismo rapidamente se propagou como “onda” nas rádios brasileiras, eternizando o segundo álbum do artista carioca.

3comentários:

vivi disse...

Bem, legal!!! Ouvir essas músicas hoje, para relembrar e algumas para dar risada , em uma festinha dos anos 80 com os amigos ,é a maior curtição! Eu, particularmente gostava muito da banda Zero, Legião Urbana, Capital Inicial, Violeta de Outono ...

Anônimo disse...

Ursinho BLAU BLAU... porra... sempre ouvi falar nesse treco... mas que merda cabrón ? deveria ter sido poupado disso...

Blitz, Rádio Táxi, Metrô... tudo isso era som de playboy, meu professor até falou outro dia hehehe

Meu pai gosta desse Rádio Táxi ae... agora me pegou de surpresa essa Menina Veneno, nunca podia jurar que o criador da música era britânico... surpresa total hehehe

Anônimo disse...

Particularmente acho o Absyntho, Sempre Livre e Blitz insuportáveis, mas que a verdade seja dita, no começo da década de 1980 eram muito tocadas nas rádios. Agora Blitz, não tem uma festa de casamento, diploma de curso acadêmico e balada trash 80 que não toque! Ninguém merece...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...