Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os 10 Maiores Vocalistas do Rock

A divina dádiva da voz perfeita é algo extremamente raro, uma graça que Deus reservou para poucos mortais. O tocar celestial nas cordas vocais dos homens se deu antes mesmo da aventura humana na Terra, pois, querubins e serafins agraciavam o Reino dos Céus com cânticos gloriosos. Eis que surge então o rock'n'roll, revelando ao longo de sua modesta vida terrestre, tenores e barítonos com vozes inigualáveis em harmonia. 

Para homenagear tais ícones afortunados, ousei classificar os 10 maiores vocalistas que já existiram no universo do hard rock, do glam rock e do metal, mesmo que alguns deles não estejam mais conosco ou perderam a potência vocal devido aos excessos na carreira. A seleção abaixo não é um rank, portanto, não estou classificando quem canta melhor, apenas homenageando tais estrelas do rock. 

Além dos que se fazem presentes aqui, gostaria de deixar registrado que aprecio de igual modo os vocais de Ian Gillan, Chris Cornell, Colin Hay, Ronnie James Dio, Rob Halford, Joe Cocker, Peter Cetera, Eddie Vedder, Don Henley e Roger Waters. Vamos deixá-los para uma segunda lista.

FREDDIE MERCURY
Freddie Mercury é de longe o maior vocalista que o mundo já viu e uma das maiores perdas da música. Em 1946, Farrokh Bulsara, um ilustre nascituro de Zanzibar, surgiria para encantar o rock britânico a lado de John DeaconRoger Taylor e Brian May.

DAVID COVERDALE
A glória de David Coverdale chegaria após sua passagem pelo Deep Purple, iniciada com o memorável surgimento da banda Whitesnake. Que homem não gostaria de ter a voz de Coverdale? Imagine conquistar uma mulher sussurrando “Is This Love” ao pé do ouvido.

KLAUS MEINE
Tive o prazer de estar na última apresentação da banda Scorpions no Brasil, e o que constatei foi um Klaus Meine com potência vocal similar ao começo de sua carreira, algo que deixaria qualquer um estupefato! O vocalista alemão pode ser considerado um guerreiro do hard rock, haja vista que superou uma delicada cirurgia nas cordas vocais após a turnê Animal Magnetism em 1981.

BLAD DELP
Em 2007, um fatídico suicídio deixaria um enorme vazio no universo do rock. A talentosa luz do vocalista Blad Delp se apagava, ficando para trás uma fantástica carreira multifacetada promulgada pela banda norte-americana Boston.

BRUCE DICKINSON
Mas que po#%a Bruce! Campeão de esgrima pelo Reino Unido, bacharel em história pela Universidade de Queen Mary, piloto da aviação comercial britânica, empresário de sucesso, futebolista amador, renomado compositor e o maior vocalista que o heavy metal já viu, qualificações que fazem de Bruce Dickinson um artista único.

DAVID BOWIE
Parece que foi instalada na Inglaterra, uma fábrica para gerar excelentes vocalistas, e, inserido neste contexto, encontra-se o vozeirão de David Bowie. Não é de surpreender que o artista fizesse um fabuloso dueto com ninguém menos que Freddie Mercury. O "camaleão do rock" não arrebata fãs apenas pela aparência mutável, mas por sua voz que migra dos incríveis agudos aos depressivos baixos.

JON BON JOVI
Para aqueles que não apreciaram a minha escolha, tirem a calça e pisoteiem a vontade, pois Jon Bon Jovi veio para ficar, e que a beleza do vocalista não ofusque seu talento inato. Parece que a experiência adolescente no coral da igreja Batista surtiu efeito, e se ainda assim, alguém tiver alguma dúvida das qualidades vocais do artista, ouça "Bed Of Roses" ou "Blaze Of Glory".

SAMMY HAGAR
Há quem prefira David Lee Roth no Van Halen, mas em minha opinião o vocal rouco de Sammy Hagar é único e incomparável, características que trouxeram mais maturidade a banda, e os monstruosos hits "Dreams" e "Right Now" não me deixam mentir.

ROBERT PLANT
A avassaladora extensão vocal de Robert Plant vai muito além das alturas alcançadas pelo inflável do Led Zeppelin, chegando a estratosfera do rock'n'roll, algo tão icônico quanto ao movimento a qual pertence. Um vocalista com mais alma do que técnica, o que resultou em calos vocais irreversíveis, mas nada que apague seus clássicos uivos, gemidos e agudos que tanto apreciamos ao longo de décadas.

STEVE PERRY
Apelidado de "The Voice" pelos fãs, o californiano Steve Perry nunca deixou de acreditar, passando de técnico de som ao status de vocalista-celebridade graças a carreira construída com o Journey. Perry é mais um artista completo, pois revela talentos como pianista, compositor, guitarrista e até baterista. O convite para participar da canção "We Are The World" em 1985 não foi por falta de qualidades, não acham?

10comentários:

Anônimo disse...

Colocar Jon Bon Jovi e Rober PLant, tu és loco.

Anônimo disse...

Gostei de ver o BLAD DELP na lista, ele tem um vocal muito emblemático mesmo.

marisa mendesdisse...

Oi Genghis, Bela lista, mas.... faltou o Rei ! Bjs.

Anônimo disse...

Então Marisa, como o tópico limita em 10 minhas escolhas, achei que o Elvis ficaria fora de contexto, já que a maioria são cantores de hard rock e heavy metal.

Ivo, realmente Blad Delp é muito fodástico! Um dos poucos vocalistas que já existiram que a voz se funde com um solo de guitarra.

Anônimo: Como posso me justificar com alguém que nem tem coragem de se mostrar?

marisa mendesdisse...

Ah.. é hard/heavy? não me liguei... me liguei na voz :D mas curti a seleção de qualquer jeito. A bem da verdade, Elvis é fora de qualquer "gráfico"... bj.

miqueiasg3disse...

faltou o james labrie do DT

juliennedisse...

A presença do Bruce não foi surpresa para mim...senti falta do Ozzy e tbm do James Hetfield. Porém , foi uma lista digna de respeito.

Jorge Lebergdisse...

Nossa, cadê o Jim Morrison nessa lista?! Mas gostei da maioria das tuas escolhas, sobretudo a medalha de ouro a Freddie Mercury.

Anônimo disse...

meu querido so faltou o dio sabe !!

Anônimo disse...

faltou o Curt Smith e o Roland Orzabal do Tears for fears!!!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...