Ponte Hercílio Luz, um cartão postal de Florianópolis |
Situada entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, Santa Catarina é o estado que dispensa elogios, basta se estabelecer por alguns dias para logo querer fixar residência. O encanto começa pelo mágico litoral catarinense, emoldurado por belíssimas praias, rios, lagoas, montanhas e pela exuberante Mata Atlântica.
O surf é o principal atrativo esportivo de Santa Catarina, definindo a região entre a Guarda do Embaú e Laguna, como o “Havaí Brasileiro”. Um litoral com o sotaque dos descendentes açorianos, apelidados em Florianópolis de “manezinhos da ilha”.
Nem só de influências lusitanas formou-se a cultura local, a colonização alemã (oriundos de Bremen e Hamburgo) em Joinville, São Bento do Sul, Blumenau, Brusque e Pomerode; a colonização eslava (poloneses e russos) em Brusque; e a colonização italiana (procedentes da Sardenha) em Criciúma, Urussanga e Nova Veneza, tiveram grande participação no setor rural, industrial e gastronômico do estado.
Boas recordações das iluminadas vias na noite de Floripa |
Comer com fartura é sinônimo das saborosas Sequencias de Camarão na Lagoa da Conceição, em Floripa, e dos deliciosos Cafés Coloniais no interior catarinense.
O magnetismo das ondas da Praia Mole |
As macieiras de Fraiburgo anunciam a Capital Nacional da Maçã, responsável por 40% da produção brasileira e pelo típico prato regional, a torta de maçã. A cozinha germânica e as tradicionais cervejarias catarinenses estão presentes no Circuito de Festas de Outubro, comandada pela Oktoberfest de Blumenau, onde são consumidos 400 mil litros de chope em 17 dias de festa.
0comentários:
Postar um comentário