Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Roger Dean: A Arte do Rock Progressivo

Yes, Fragile
O artista e designer britânico Roger Dean, tornou-se internacionalmente conhecido por sua concepção alucinógena de seres e mundos que tornaram-se a identidade visual definitiva do rock progressivo.

Mesmo se você não for um devoto do artista ou não reconhece o nome de Roger Dean, garanto que há boas chances das imagens icônicas de seu legado terem passado por sua vida em algum momento.

Sua trajetória acadêmica inclui duas passagens conceituadas, um curso de Design Industrial em Canterbury School of Art (1962) e a graduação em Arte no Royal College of Art (1965-1968). Particularmente, acredito que a visão artistica de Roger Dean foi construída na infância, já que seu pai, um engenheiro do exercíto britânico, foi deslocado com a família para cenários com belas paisagens, como a China, a Grécia e o Chipre.

Woyaya
Foi em 1971 que Roger projetou sua famosa ilustração do inseto hibrido de elefante no álbum da banda afro-londrina Osibisa, e, no mesmo ano, definiu a arte e o logotipo do primeiro álbum da banda progressiva Yes, chamado Fragile

Magicians Birthday
Sem dúvida sua maior projeção foi graças aos trabalhos executados para o lendário Yes, contudo, as bandas Asia, Uriah Heep, Budgie e Gentle Giant também foram beneficiadas pelo dom artístico de Roger Dean.

Blue Dragon
Em 1985 o talento do artista migrou para o universo dos videogames, já que a empresa de software Psygnosis o contratou para criar as capas e logotipos de alguns jogos, dentre esses “Shadow of the Beast” e “Tetris World”. Atualmente, podemos apreciar a influência do artista na concepção do planeta Pandora no sucesso de bilheteria hollywoodiano Avatar.

Octopus
A síntese que fiz deste fabuloso artista, não condiz com a magnitude de sua obra, mas posso garantir que sou um fã incondicional dos trabalhos realizados por Roger Dean, mesmo sem ingerir qualquer tipo de ácido ou chá de cogumelo. Para concretizar esta singela postagem, deixo minha obra predileta como imagem final, a qual fantasiou minha imaginação quando criança: Green Castle.

Green Castle

2comentários:

BMdisse...

Nunca ouvi o som, mas só pela arte já parece valer a pena! vou baixar aqui!

Vivi disse...

Nossa, neném!!!Esse tomou uns ácidos, he,he,he!!! Mas, adorei o Green Castle e o Octopus, como eu já conheço o som, tem tudo haver!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...