Bem vindo!

Tu que és um andarilho virtual na constante busca pelo conhecimento e diversão, celebre a vida conosco! Junte-se à nossa lareira, venha beber uma taça de vinho ou esfriar-se em uma grande caneca de cerveja, faça novos amigos ou solidifique velhas amizades.

"Sem comer e sem beber ninguém se cobre de glória" (provérbio viking).

domingo, 5 de junho de 2011

05 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

A Árvore da Vida
Diferente de outras datas festivas do calendário, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, surgiu como forma de conscientizar a humanidade no uso correto dos recursos naturais do planeta. 

Já que o desenvolvimento urbano e científico é inevitável, devemos nos mobilizar para que ocorra de maneira sustentável, afinal, a cada dia que passa, o mundo torna-se um consumidor ainda mais voraz sem se preocupar com o amanhã. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente não está isolado na luta, há muitas outras datas ecologicas que simbolizam o engajamento pela preservação da natureza, como 21 de março (Dia Florestal Mundial), 15 de abril (Dia da Conservação do Solo), 22 de abril (Dia do Planeta Terra), 17 de julho (Dia do Protetor da Floresta), 05 de setembro (Dia da Amazônia), 21 de setembro (Dia da Árvore), 04 de outubro (Dia de São Francisco de Assis, o patrono da ecologia) e 12 de outubro (Dia do Mar).


Elaborei um breve questionário com as respectivas respostas para possíveis dúvidas e curiosidades do universo da proteção ambiental.

Tanto se fala em ecologia, mas afinal, aonde tudo começou?
Resposta: O termo ecologia surgiu em 1866 através do biólogo e zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), um dos principais discípulos de Charles Darwin. É derivado de duas palavras gregas: oikos (casa ou habitação) e logia (ciência). 

Quem foi o primeiro ecologista?
Resposta: Apesar de parecer um assunto relativamente novo, a primeira pessoa a observar e descrever as relações dos organismos entre si e com o meio que os cerca foi o grego Teofrasto, discipulo do filósofo Aristóteles. 

O que seria desenvolvimento sustentável?
Resposta: Resumidamente falando é a equação harmônica entre progresso, tecnologia, conforto e meio ambiente. 

É realmente importante fazer a coleta seletiva de lixo?
Resposta: Claro que sim, pois o processo natural de biodegradação de alguns materiais pode ser bem demorado: papel (3 meses), palito de fósforo (6 meses), bituca de cigarro (1 a 2 anos), chiclete (5 anos), lata de alumínio (10 anos), garrafa plástica (acima de 100 anos), sacolas plásticas de supermecado (10 a 20 anos), tecido (100 a 400 anos) e vidro (4.000 anos). Se possível, separe o lixo orgânico para a produção de adubo, evite usar sacolinhas plásticas para embalar o lixo (use jornal), armazene o óleo de cozinha usado para doá-lo a reciclagem e descarte as pilhas e baterias em locais específicos para essa finalidade (alguns hipermercados dispõe esse serviço).  

Comprar um casaco feito de pele de animal é realmente prejudicial ao meio ambiente?
Resposta: Se você não for um bárbaro das estepes, com certeza sim! Não é por menos que o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) combata ferozmente isso, já que para fazer um único casaco de pele é preciso matar 8 focas ou 65 visons ou 24 raposas ou 400 esquilos ou 30 lontras ou 24 raposas vermelhas. Para maiores informações acessem www.peta.org

Qual a importância da camada de ozônio?
Resposta: A camada de ozônio é o escudo de gases que neutralizam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas do Sol sobre os seres vivos. Sem essa proteção, a referida radiação pode alterar o desenvolvimento celular, causando câncer e destruindo a produção agrícola. 

O que é o efeito estufa?
Resposta: Quando há o aumento de gases na atmosfera (principalmente o dióxido de carbono) o calor recebido pelo planeta e retido, acelerando o aumento da temperatura e com isso o derretimento das geleiras. Use transporte coletivo, mas se usar carro, dê carona para amigos. Compre apenas madeira legal e denuncie queimadas para o respectivo orgão de proteção ambiental (www.ambiente.sp.gov.br).
Árvores: Extremamente importantes no combate do efeito estufa
Bom, vou terminar a matéria por aqui sem adentrar naquelas velhas recomendações de economia doméstica, como controlar o gasto desnecessário de água e energia, já que todos nós estamos cansados de saber. Gostaria apenas de deixar a declaração sobre o meio ambiente humano feita pela ONU em 1972, que diz: O homem é portador solene da obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para gerações presentes e futuras

Seja um ecocidadão e ajude outras pessoas a ter consciência ambiental! Faça sua parte neste longo processo, a natureza agradece!

0comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...